Pré-Bienal Brasileira de Design: Rodada de palestras sobre design e tendências

Fonte :Assessoria

 

Fabio Galeazzo

Fabio Galeazzo

Tendências do design, design criativo, design sustentável e o processo criativo como ferramenta para singularização da casa são assuntos do Painel Index SC, nesta quarta-feira, dia 8 de outubro. O evento pré-Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa reunirá renomados designers na ACIC Criciúma, às 19h. É gratuito e aberto ao público.

Promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina  (Fiesc), pelo Centro Design Catarina e pela SC Design, a rodada de palestras da noite de quarta traz assuntos que interessam tanto profissionais da área quanto o cidadão comum, tendo em vista que o design está no dia a dia das pessoas.  Na palestra “O processo criativo como ferramenta para singularização da casa”, por exemplo, o designer Fábio Galeazzo  vai falar da transformação  da casa através da experiência com o espaço.

“O trabalho autoral é surpreendente e possibilita infinitos caminhos de criação resultando em ambientes diferenciados, cheios de história para viver e contar. O homem contemporâneo busca a singularização e a casa será o reflexo das escolhas que o diferenciará”, explica Galeazzo, proprietário da Galeazzo Design, escritório multidisciplinar de interiores e desenvolvimento de produtos.

Da mesma forma, o design é ferramenta de competitividade para a indústria no mercado nacional e internacional. Esse assunto será abordado na palestra “O Design Criativo – uma ferramenta estratégica da era do conhecimento”, da dupla Eduardo Junckes e André Lobe, estilista e o diretor da Lancaster, respectivamente.  A Lancaster é especializada em estamparia rotativa e digital e, nessa área, é referência nacional.

E em pleno século 21, não poderia ficar de fora das discussões o tema sustentabilidade. O sócio diretor da iT Projetos – escritório de desenvolvimento de projetos e produtos socioambientalmente responsáveis, Christian Ullmann, irá ministrar a palestra “Design business: inovação, novos negócios e + sustentabilidade”. “A economia atual está em um momento de transição para passar de ser uma economia da destruição ambiental, poluição e exploração para uma economia onde a inovação e criatividade são o grande ativo e diferencial do mercado. Existem grandes oportunidades para empresas criativas e atentas as necessidades reais dos consumidores”, afirma o designer.

Ruth Fingerhut, que atua há mais de 30 anos na área de pesquisa de tendências e desenvolvimento de produtos, vai falar de comportamento, tendências mundiais e locais. Através da apresentação de sua trajetória e do processo criativo utilizado em sua consultoria, Ruth apresenta um panorama geral de como o mercado mundial vai se comportar nos próximos anos.

 

Sobre a Bienal

O objetivo da Bienal Brasileira de Design é apresentar o melhor da produção de design nacional e aumentar a percepção do público sobre a presença do design no seu dia a dia. A cada ano o evento acontece em uma cidade do país. A quinta edição, a Bienal Brasileira de Design  Floripa 2015, de 15 de maio a 12 de julho de 2015, está em fase de organização. A identidade visual já foi escolhida e a curadora Adélia Borges já trabalha na estruturação das exposições. Além disso, a mostra de design catarinense “Index SC” circula pelo Estado, que também recebe palestras sobre design com experts na área.

A Bienal é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela Apex-Brasil e Governo do Estado de Santa Catarina e promovida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), pela Associação Catarinense de Design (SC Design) e pelo Centro Design Catarina.

 

 

Serviço

O quê: Painel Index SC

Quando: 8/10/2014, 19h

Onde: ACIC Criciúma, rua Ernesto Bianchini Goes, 91. Próspera, Criciúma.

Quanto: Entrada gratuita

 

2 Comentários

  1. Fabio Galeazzo disse:

    Caros, meu nome é Fabio Galeazzo.
    Estou em vosso site e peço uma correção: meu escritório é multidisciplinar de design de interiores e design de produtos, não fazemos arquitetura.
    Peço que corrijam retirando a palavra arquitetura relacionado a meu trabalho em acordo ao link

    http://www.designbrasil.org.br/design-em-pauta/pre-bienal-brasileira-de-design-rodada-de-palestras-sobre-design-e-tendencias-esta-marcada-para-8-de-outubro-na-acic-criciuma/#.VtIzCyl11uY

    Favor quando fizerem a correção encaminhar a resposta para meu e-mail cadastrado a cima

    1. Editor DesignBrasil disse:

      Olá, Fábio.
      A informação foi editada.
      Obrigada por avisar.