Prêmio D.Catarina anuncia vencedores da 3ª edição

A festa de premiação da 3ª edição do Prêmio D.Catarina aconteceu na sede do BRDE onde estavam em exposição os 41 selecionados dos 83 inscritos no concurso.

Os jurados responsáveis tiveram como critérios para julgamento e para a premiação: o produto possuir uma boa solução de design; ser representativo em sua funcionalidade e uso; ser original na escolha dos materiais, na forma, ou no sistema de produção e finalmente ser representativo dentro do cenário da indústria de SC. Todos os inscritos e premiados tem o DNA de Santa Catarina: seu designer ou a empresa fabricante tem que ser deste estado.

O designer Levi Girardi que participou como jurado de prêmios internacionais como o iF DESIGN AWARD e nacionais como o premio do Museu da Casa Brasileira, falando em nome do Juri, destacou que esse é o único prêmio de design de nível estadual do país e que, só por esta razão, já possui um peso importante no cenário do design brasileiro.

Foram jurados:

Winnie Bastian

Arquiteta e jornalista especializada em design e arquitetura, foi chefe de redação da revista Arc Design, editora da L+D. Atualmente é editora da Casa Vogue.

Jaakko Tammela            

Designer carioca, filho de um artesão finlandês, é formado em Design de Produtos. Conquistou mais de 30 prêmios nacionais e internacionais e hoje é Diretor de Design na FJORD São Paulo .

Guto Requena     

Fundador do Estúdio Guto Requena, recebeu diversos prêmios em mais de 20 países. Foi colunista da Folha de São Paulo e hoje cria e séries para TV, Web e cinema.

Daniel Kraichete   

Designer Industrial, foi diretor geral do Centro Design Rio.  É Consultor do SEBRAE-RJ, SENAC RJ, FIRJAN, Prefeitura do Rio de Janeiro, Governo do Estado e jornal O Globo.

Levi Girardi       

Designer e sócio-fundador do estúdio Questtonó, atendendo no Brasil e nos EUA. Conquistou os mais importantes prêmios de design internacional e nacional.

Foram premiados na categoria CERÂMICO, Chaleira Martelada da Ceraflame e o designer Tiago Vieira, com o 1º premio e o 2ª lugar para Banheira Sampa, da empresa Sabbia com design do escritório Design Inverso.

A categoria ELETRO DOMÉSTICOS E ELETROELETRÔNICOS premiou com Menção Honrosa, o Roteador Hotspot da Intelbrás, design de Fabrício Pires Lima

Na categoria EMBALAGENS o 1º lugar foi para a linha Caju da L’Occitane do Brasil com design da catarinense Renata Moura e o 2ª lugar ficou com a embalagem Café Torrado Garibaldi , design do Entre Gestão e Design

Na categoria ESPORTES, ganhou Menção Honrosa o Skimer Body Board Sub Aquático da empresa I Lunga com design de José Chaves

Na categoria MODA o brinco Coligat de Isabelle Kowalski ganhou o 1º prêmio.

O 1º premio da categoria MOVEIS foi para a empresa: Móveis James com design de Bruno Faucz. O 2ª lugar ficou com a Poltrona Fulô da empresa Oski Móveis e  design da Nuovo Design. O 3ª lugar foi para o Banco Modernista design de Celio Teodorico. Nessa categoria a Menção Honrosa foi para o Criado Mudo Plínio com design de Raquel Brocco, Rodrigo Rosar e Daniele Luciane.

A categoria TEXTIL, concedeu Menção Honrosa para a Coleção Das Nuvens da empresa Das Catarinas com design da Furf Design Studio

TRANSPORTE E MOBILIDADE premiou a Bicicleta Aro 26” Antonella da empresa Nathor Bicicletas e design de Rodrigo Lima.

Em UTILIDADES levou o 1º lugar a cafeteira de prensa francesa, Pressca da empresa Naxos com design do escritório Design Inverso. O 2ª lugar foi para Cabideiro OU  com design e fabricação da empresa T44 Studio

A categoria ILUMINAÇÀO premiou com Menção Honrosa o pendente Coral da empresa Ocre com design de Ligia Estriga e a Luminária Pendente LU 09 da empresa Insight   com design de Tania Mara Orlandi.

Na categoria OUTROS, o 1º lugar foi para o Equipamento Odontoportátil da empresa Olsen com design de Celso Juventino Heck.

Participaram da festa de premiação o Sr. Felipe Couto, Diretor do BRDE, Natalino Uggioni da FIESC e o Sr. José Eduardo Fiattes, Diretor do Sapiens Parque e Fundação CERTI, que apoiam institucionalmente o papel do design na inovação, competitividade e na expansão da sustentabilidade econômica, social e ambiental do estado de Santa Catarina.

Na opinião de Roselie Lemos, presidente do Centro Design Catarina, todos os produtos inscritos representam a indústria catarinense na sua excelência em design, criatividade e inovação e na qualidade de sua produção industrial. Esses atributos podem ser conferidos na exposição que fica na sede do BRDE na Rua Hercílio Luz, 617 até o dia 22 de Novembro de 2017.

catarina2

CATEGORIA TRANSPORTES E MOBILIDADE/ Bicicleta Antonella / Empresa: Nathor Bicicletas / Designer: Rodrigo Lima

catarina

CATEGORIA CERÂMICO / Banheira Sampa / Empresa: Sabbia / Design: Design Inverso

           Para ver imagens dos outros premiados, acesse:
https://www.facebook.com/centrodesigncatarina/