Prêmio Eco Era

Fonte Casa Vogue

Fundado em 2008, o Movimento Eco Era nasceu com a proposta de emprestar aos mercados de moda, beleza e design um olhar crítico sob o ponto de vista da sustentabilidade e do futuro do planeta.

Ex-modelo e insider do mundo fashion, Chiara Gadaleta aproveitou sua rede de contatos, construída em 25 anos de carreira, para idealizar o projeto. Em parceria com a empresa de metodologia Sistema B, a Eco Era presta consultoria para os mercados de moda, beleza e design sobre implementação de práticas sustentáveis.

5 dicas de consumo consciente para moda e design  (Foto: Divulgação)

A primeira edição do Prêmio Eco Era ocorreu em 2015 e teve, entre as vencedoras, marcas como Dudalina, Insecta Shoes, Reserva e Etno Botânica. Em 2016, a segunda edição será realizada na Casa Vogue Experience, entre os dias 22 e 26 de novembro, trazendo, dessa vez, mais mesas-redondas sobre o assunto. “Hoje em dia o consumidor busca marcas transparentes, conectadas. Comprar uma peça de roupa ou um móvel tornou-se praticamente um ato político”, conta Chiara.

Chiara compartilha, aqui, 5 dicas de consumo consciente para moda e design:

1. Procure saber

Antes de adquirir qualquer peça, pesquise tudo sobre a marca que está por trás dela, como a origem das matérias-primas, o sistema de descarte de resíduos, as condições da mão de obra, entre tantos outros aspectos.

5 dicas de consumo consciente para moda e design  (Foto: Getty Images/Ingram Publishing)

2. De onde veio, para onde vai

Todo objeto que você compra passa por um processo. É fundamental saber onde, como e por quem foi feita cada mercadoria. Busque a maior quantidade possível de informações sobre o trajeto do produto antes de ele chegar à loja.

Cardboard boxes on pallet and stack of parcels behind it on wooden floor in the retail store building (Foto: Getty Images/iStockphoto)

3. Pense a longo prazo

Compre peças de boa qualidade. Produtos bons duram décadas e são passados de pais para filhos, atravessando gerações. Em termos ambientais, isso evita o descarte e reduz a geração de lixo. No aspecto da moda, você terá uma peça carregada de afeto e memória.

Warm clothes laid in a pile on wooden background.Colorful sweaters on a wooden table. (Foto: Getty Images/iStockphoto)

4.Leia a etiqueta

Prefira comprar de marcas que realizam trabalhos sociais com comunidades brasileiras, promovendo capacitação, geração de renda e preservação de identidade cultural.

Stack of blue jeans as a background or texture (Foto: Getty Images/iStockphoto)

5.Orgulho brasileiro

O Brasil é um país gigantesco, com oito biomas e infinitas possibilidades de matérias-primas. Valorize os produtos nacionais, que expressem e perpetuem nossa diversidade cultural.

Pottery Craft Ceramic Clay In Potter Human Hand. Toned Instant Photo (Foto: Getty Images/iStockphoto)

 

Veja também