Prêmio Francal Top de Estilismo revela talentos para a indústria da moda

O primeiro, segundo e terceiro colocados em cada categoria da 21ª edição do Prêmio Francal Top de Estilismo foram revelados na noite do dia 26, em festa de premiação realizada durante a FRANCAL 2016 – 48ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios.

Conduzida pela apresentadora e modelo Michelli Provensi, a cerimônia também divulgou o ganhador do prêmio especial oferecido pelo IED – Instituto Europeo di Design – São Paulo: uma bolsa de estudos integral do curso de extensão “One Year – Creative Course, Shoes & Bags – Design and Business”, com duração de 144 horas, na unidade de São Paulo. O felizardo foi Augustinho Ferreira da Cruz, de Franca/SP, primeiro lugar na categoria Calçado Masculino.

Os primeiros colocados ganharam prêmio em dinheiro de R$ 2 mil e assinatura anual de 12 meses do UseFashion, válido tanto para o portal de pesquisa de tendências quanto para a revista impressa. Os segundos receberam 1,5 mil, e os terceiros R$ 1 mil.

Na abertura da festa, o presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, ressaltou a contribuição do Prêmio para o desenvolvimento do design no Brasil. “Em 2016 chegamos ao período da maioridade. São 21 anos que incentivamos e contribuímos com a construção e evolução da moda em calçados no País.”

premio

Confira a classificação final dos vencedores:

Categoria Calçado Feminino:

1º LUGAR: Abraão Gomes Lacerda Cavalcante (Campina Grande/PB)

2º LUGAR: Adriana Hjertquist Carneiro (São Paulo/SP)

3º LUGAR: Estevão de Souza Pinto (Jaú/SP)

Categoria Calçado Masculino

1º LUGAR: Augustinho Ferreira da Cruz (Franca/SP)

2º LUGAR: Getúlio Luiz dos Santos (Franca/SP)

3º LUGAR: Samuel Pasqual Xavier (Franca/SP)

Categoria Bolsa

1º LUGAR: Renata Marciano Sena (Belo Horizonte/MG)

2º LUGAR: Thais Pereira Sophia (Rio de Janeiro/RJ)

3º LUGAR: Estela Brugnolli (São Carlos/SP)

Julgamento

Os estilistas João Pimenta e Lorenzo Merlino, e as designers Priscila Callegari (calçados) e Serpui Marie (bolsas e acessórios) atribuíram notas aos 129 produtos inscritos nesta edição por 117 profissionais e estudantes de 51 cidades brasileiras. Foram considerados como critérios de pontuação: a adequação ao tema “Culturas e Fronteiras – Explorando o seu repertório através de um novo olhar”, cunho comercial, inovação, criatividade, sistema de construção e material utilizado.

Sobre o Prêmio

Criado em 1995 pela Francal Feiras, o Prêmio Francal Top de Estilismo nasceu para promover e valorizar o estilista brasileiro, incentivar a criatividade nacional e estimular o desenvolvimento de um design genuinamente brasileiro. Desde então, participaram do concurso mais de 2.500 pessoas, que inscreveram mais de 4.500 produtos.

O prêmio conta com o apoio das entidades representativas das indústrias de componentes, calçados e artefatos: Abicalçados – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados; Abiacav – Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Acessórios de Viagem; e Assintecal – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro Calçados e Artefatos, além do IED – Istituto Europeo di Design – São Paulo e Portal USEFASHION.

Sobre o Istituto Europeo di Design – IED

O Istituto Europeo di Design – IED, novo parceiro do Prêmio Francal Top de Estilismo, atua nos campos de educação e pesquisa, em todas as áreas do Design – Estratégico, Produtos, Serviços, Interiores, Gráfico, Digital, Moda, Social e negócios relacionados. Em contínua expansão, suas 11 unidades – presentes no Brasil, Itália e Espanha – já formaram cerca de 150 mil profissionais, provenientes de mais de 100 países.

Em São Paulo, em sua sede no bairro de Higienópolis, como faculdade reconhecida e bem avaliada pelo MEC, oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão, assim como programas de atualização e formação avançada para empresas, entidades e governos. No Rio de Janeiro, abriu sua sede no edifício histórico já ocupado pelo cassino da Urca e pela TV Tupi, onde oferece cursos livres e de pós-graduação. O IED foi escolhido pela Abedesign como a melhor instituição de ensino do Brasil em 2014.

O “One Year – Creative Course, Shoes & Bags – Design and Business” oferecido pelo IED São Paulo, em parceria com o IED Firenze, é um programa para formação de designers de calçados e bolsas, bem como empreendedores ou executivos que queiram atuar nessa área. O curso tem como proposta desenvolver o potencial de profissionais para atuarem com sucesso em todas as áreas do mercado de calçados e bolsas: concepção e design dos produtos, desenvolvimento das peças, idealização da marca, visão estratégica e de mercado, utilização das ferramentas de marketing e comercialização em todas as escalas até o varejo.