Prêmio Salão Design divulga sua comissão julgadora

Fonte SD

A comissão julgadora da 21ª edição do Prêmio Salão Design traz jovens nomes do design brasileiro que ecoam no mundo, com a estreia dos designers Brunno Jahara e Nicole Tomazi como jurados da premiação. Completam o grupo os designers Glaucia Binda, Paulo Biacchi e Ivens Fontoura, que também é museólogo e historiador.

Considerada a principal premiação de design de produto da América Latina, o Prêmio Salão Design é promovido pelo Sindmóveis Bento Gonçalves, valorizando o trabalho do designer e subsidiando seu investimento na busca por novas soluções para a indústria moveleira. Nessa edição, os projetos concorrem em cinco categorias: Espaços Sociais; Espaços Íntimos; Espaços de Trabalho; Inovação em Materiais e Superfícies e uma categoria específica para E-commerce. As premiações em dinheiro variam de R$ 5 mil, para estudantes, e R$ 10 mil, para profissionais e indústrias.

Estão concorrendo nesta primeira etapa 776 projetos nas categorias Estudante, Profissional e Indústria. Além do Brasil, tiveram expressiva participação projetos do Uruguai, Argentina e Colômbia.A primeira etapa de julgamento ocorre no mês de dezembro, com divulgação dos finalistas no dia 24 de janeiro. Depois disso, os selecionados enviam seus produtos em tamanho real. A premiação e mostra dos finalistas será em agosto de 2017, na feira High Design – Home&Office Expo, durante o DW! São Paulo Design Weekend.

 Brunno Jahara 

Brunno Jahara (Rio de Janeiro) – Formado pela Universidade de Brasília e IUAV de Veneza, Brunno criou sua consultoria em design, o Jahara Studio, em São Paulo e Rio de Janeiro, com foco na criação e na produção de objetos e móveis. Moldado por suas experiências na Europa, aborda temas como sustentabilidade e reciclagem de material industrial, ao mesmo tempo, transitando por outras áreas criativas. Global, mas sempre localmente inspirado, o trabalho de Jahara representa a sua formação diversa na Europa e no Brasil, trazendo uma nova leitura das diferentes culturas e sociedades em que viveu.

Glaucia02_cor_desat

Glaucia Binda (Paraná) – Administradora e designer, é pós-graduada em Marketing Design de Móveis e Design Emocional. Atua no mercado moveleiro há mais de 17 anos. Desde 2002, trabalha na empresa Impress Decor Brasil, onde ocupa o cargo de Gerente de Design e Produtos. É palestrante em eventos nacionais e internacionais de design, onde fala sobre Macrotendências, Design de Superfície e Design Emocional.


Ivens Ago 14

Ivens Fontoura (Paraná) – Designer, museógrafo e crítico de arte e design. Como professor universitário, criou e coordenou o primeiro curso de pós-graduação em Design de Móveis do Brasil (UNOPAR, Londrina-PR). Presidiu a Associação Nacional de Designers e a Associação Latino-americana de Design. Escreve sobre Design, leciona Teoria do Design e preside a ABCD – Associação Brasileira de Críticos de Design. É o profissional com mais tempo de participação com jurado do Salão Design: 11 edições, ao todo.

Nicole Tomazi

Nicole Tomazi (Rio Grande do Sul) – À frente da Oferenda Objetos desde 2007, tem como premissa a valorização da produção social em suas criações. Seus produtos unem design, artesanato e indústria e já foram expostos internacionalmente no Salone Satellite (2010, 2012 e 2013) e Fuori Salone 2009 e 2015.  Vencedora do Prêmio Planeta Casa 2012 e finalista do Salone Satellite Award 2012 e 2013, suas criações surgem de suas inquietudes e curiosidades. Mestre em Design com pesquisa voltada ao território e cultura, atualmente desenvolve projetos voltados ao design territorial, peças de autoprodução para sua marca e também projetos para indústrias nacionais.

Paulo Biacchi

Paulo Biacchi (São Paulo) – Designer de Produto formado pela Universidade Federal do Paraná, tem experiência na área de projetos de produtos comerciais e residenciais. É sócio-proprietário do estúdio de design Fetiche e também da marca de produtos para casa Fetiche, com a designer Carolina Armellini. Assina coleções para diversas marcas, como Tok & Stok, Florense, La Lampe, Schuster, Micasa, Schattdecor, Museu de Arte Moderna de SP, Holaria, entre outras. Com o estúdio atualmente sediado em São Paulo-SP, assina projetos em parceria com o escritório de Marcelo Rosenbaum para clientes como L’Occitane, Masisa, Tidelli, Maq , Branco e Oppa. Criou o canal Tente Isso em Casa, no Youtube, onde promove a experiência prática com o design no formato Do It Yourself. Participa também do programa Decora no canal a cabo GNT, da Globosat.

 

 Fonte: http://www.salaodesign.com.br/blog/