Prêmios internacionais de design atraem brasileiros

Fonte Centro Brasil Design

Abrir as portas do mercado internacional e ver seu trabalho valorizado em diversas partes do mundo. Pensando nisso, centenas de profissionais e empresas brasileiras de diferentes áreas encontraram nos principais prêmios internacionais uma forma de divulgar e medir a qualidade de seus projetos e produtos. Essa tendência é ainda mais forte no segmento do design, onde profissionais brasileiros têm se destacado nas principais celebrações do mercado.

Na última edição do iF DESIGN AWARD, por exemplo, o Brasil teve 43 projetos premiados nas disciplinas de produto, comunicação, embalagem, arquitetura, design de interiores e conceitos profissionais. O iF, fundado em 1953 e que acontece anualmente na Alemanha, é o mais conceituado e completo prêmio de design do mundo. Em sua última edição, o prêmio recebeu inscrições de mais de 70 países e mais de 200 projetos brasileiros.

“O iF, por exemplo é um dos principais selos de excelência em design do mundo, o que faz dele o prêmio máximo do setor. Além de serem expostos em Hamburgo, na Alemanha, os premiados aparecem em um aplicativo disponível para download de forma gratuita e são inseridos na exposição online do iF, que recebe mais de 200 mil acessos por mês. É esse reconhecimento que os profissionais estão buscando”, explica Juliana Buso, coordenadora de projetos do Centro Brasil Design, escritório representativo do iF DESIGN AWARD no Brasil.OM_8657_140227

Para o designer paranaense Alexandre Nami, da Brand Design Studio, da cidade de Maringá (PR), os prêmios internacionais abrem portas para novos negócios e atestam a qualidade do trabalho dos envolvidos nos projetos. “Além de já abrir alguns canais de entrada para a expansão da marca, os prêmios também servem como vitrine para o nosso trabalho, facilitando e gerando negócios que chegarem por este meio”, detalha Nami.

De acordo com Juliana Buso, o design brasileiro tem evoluído muito nos últimos anos, e os resultados positivos em prêmios internacionais consolidam esse crescimento. “Acreditamos que precisamos crescer em desenvolvimento de tecnologias, em fazer com que o Brasil tenha marcas globais, fazer com que o Brasil seja reconhecido como o país do bom design, quanto mais o Brasil mostrar o design lá fora, mais ficamos perto de conquistar esta reputação. Por isso nosso incentivo a participação de premiações internacionais. Um prêmio internacional de design certifica a qualidade da produção nacional”, conta a designer.

Segundo Edson Matsuo, da Grendene, ganhar uma premiação internacional agrega valores imprescindíveis ao mercado profissional e aos designers envolvidos. “A importância de ganhar um prêmio de destaque está ligada a três valores: pertencer a um seleto grupo premiado; a comemoração desta conquista com a equipe e com a própria empresa que nos tem apoiado; e servir de inspiração aos novos talentos que representam o futuro do que fazemos hoje”, completa Matsuo.

Centro Brasil Design

O Centro Brasil Design é uma instituição especializada em idealizar, desenvolver e implementar projetos estratégicos e processos de design para a indústria e órgãos governamentais, com o objetivo de melhorar a competitividade e o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Possui atuação nacional e conta com uma equipe de experts com visão holística e altamente eficientes.