Primeira edição da Semana D revela a potencialidade do design paranaense

Pensar e agir design: este foi o propósito da primeira Semana D, evento idealizado pela ProDesign>pr (Associação Para o Design do Paraná) em parceria com o Centro de Design Paraná, que aconteceu entre os dias 2 e 11 de outubro em Curitiba. Quando os organizadores iniciaram os primeiros estudos do evento, em meados de agosto, contavam apenas com uma exposição e uma palestra – dois meses depois, o evento, que passou a ter caráter colaborativo, promoveu quatro palestras, quatro debates, cinco exposições, um encontro de designers e ainda quatro workshops, em uma programação que mostrou a importância do design em nossas vidas.

Mais de 2 mil pessoas tiveram acesso às palestras e debates, em eventos que aconteceram em diversos locais da capital paranense, inclusive em shoppings, que receberam exposições e debate. Da disseminação de boas práticas, passando pelas questões relacionadas à sustentabilidade – tema de grande importância na atualidade –, a apresentação de projetos desenvolvidos por designers paranaenses e de um case espetacular do escritório holandês Senz° Umbrellas, até o uso do design como ferramenta de comunicação para o 3º setor e o resgate de valores de comunidades carentes em projeto realizado pelo designer Felipe Taborda, a Semana D buscou a compreensão do papel do design e do designer em nossa sociedade.

Segundo Tulio Filho, presidente da ProDesign>pr, “a Semana D revelou-se um evento de grande potencial. Colhemos excelentes resultados com as ações. O Brasil possui uma produção de conteúdo de qualidade muito grande. O que acontece é que este conteúdo está solto, desconexo. A Semana D procurou, organizou, alinhou conteúdos e agendas, o que conseguiu contribuir de forma importante para a disseminação do design. Acredito que o maior legado que a semana D proporcionou foi a abertura de canais, o estabelecimento de novas relações entre instituições, que juntas conseguiram desenvolver um evento importante em um período de tempo muito curto”.

“Desde a idealização até o acompanhamento das diversas ações promovidas ao longo dos sete dias, foi nítida a convergência e a energia colocadas para que a assinatura ‘Semana D’ fosse emblemática. Estamos certos, pessoalmente e institucionalmente, que ao somar esforços e atuar de forma colaborativa, os resultados são sempre potencializados”, afirma Ana Brum, coordenadora de projetos do Centro de Design Paraná.

O evento contou com a correalização da ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores, do C2i – Centro Internacional de Inovação, da FAE Centro Universitário, do Instituto GRPCOM, da Masisa do Brasil, da NEX Coworking, da PUCPR, do Senai + Design, do UniCuritiba, da UFPR e da Universidade Positivo, além do apoio da Filmcenter, Fnac, F9 Identidade Visual, Gráfica Exklusiva, Jamute Áudio, Clix Fotografia, Revista abcDesign e do Shopping Palladium.

E o trabalho ainda não terminou: a ProDesign>pr e o Centro de Design Paraná já iniciaram a organização da segunda edição do evento, previsto para a primeira semana de outubro de 2012. Fique ligado!