Confira os profissionais reconhecidos pelo Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira 2014

Fonte : ABRE

 

Um dos vencedores da categoria Ouro

Um dos vencedores da categoria Ouro

 

O Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira 2014 – promovido pela ABRE – Associação Brasileira de Embalagem revela os vencedores deste ano. Empresas e profissionais do design e da indústria do setor são reconhecidos pelo seu esforço em aprimorar a qualidade, o design, a funcionalidade e a inovação, os processos e a sustentabilidade, que contribuem para a valorização da embalagem nacional.

A avaliação dos trabalhos inscritos em 2014 se baseou, entre outros, em aspectos como a qualidade, a funcionalidade, a ergonomia, as tecnologias aplicadas, os benefícios oferecidos ao consumidor e os ganhos em processo.

De acordo com Gisela Schulzinger, presidente da ABRE, “constatamos que as embalagens brasileiras deram um salto em qualidade e inovação”. Para a executiva, as embalagens estão criando uma forte conexão entre a marca e os consumidores, seja pela linguagem gráfica mais dinâmica seja por estruturas mais ergonômicas e funcionais, ou por novas tecnologias que entregam mais valor. “Esta nova forma de comunicação é um reflexo do desenvolvimento da sociedade brasileira, permitindo que as embalagens fujam de padrões mais engessados de comunicação tornando-as também uma ferramenta importante de diferenciação, reforçando a competitividade dos produtos e marcas”, avalia Gisela.

Nesta 14ª edição do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira houve uma evolução em relação ao ano passado. O prêmio tem quatro importantes novidades. A primeira delas foi a mudança na Categoria Sustentabilidade que a partir de agora faz parte do Módulo Especial e que passou a incorporar uma visão holística sobre os conceitos de sustentabilidade aplicados à embalagem, conforme referências que vem sendo trabalhadas pelo Comitê de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Associação e que podem ser conferidas nos diversos documentos publicados pela Entidade.

Outra inovação foi a introdução da Categoria Imprensa, também parte do Módulo Especial. As matérias concorrentes foram escolhidas pela Comissão Organizadora do Prêmio ABRE e pela DFreire, assessoria de imprensa da Entidade. Essa categoria tem por objetivo premiar a matéria que mais se destacou em relação a criatividade da pauta, clareza na informação, consistente apuração dos fatos e qualidade do texto e contribuição para o setor.

A terceira novidade dessa edição foi a alteração na Categoria da Personalidade do Ano, que passa a se chamar Profissional Homenageado. O objetivo agora é homenagear o profissional que tenha dedicado a sua carreira ao desenvolvimento e o aprimoramento da embalagem ao longo dos anos e não apenas durante o ano corrente, como era avaliado anteriormente.

Em linha com a evolução tecnológica, a última novidade é a etapa online no julgamento técnico do Prêmio ABRE. Essa iniciativa amplia os horizontes do evento em nível nacional, o que permitiu a participação de 57 jurados, profissionais das áreas de embalagem, jornalismo, ensino e design reconhecidos de estados como Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Para Isabella Salibe, gerente comercial e de marketing da ABRE “todas as novidades implementadas no Prêmio ABRE 2014 refletem o momento que a Associação está vivendo. Um momento onde é necessário repensar as suas ações, mas não necessariamente modificá-las, e sim torná-las mais eficientes e em linha com os anseios dos associados, da sociedade e do mercado”.

O Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira 2014 contou nesta edição com o apoio do Conselho de Jurados, composto por ABEDESIGN – Associação Brasileira de Empresas de Design, CETEA – Centro de Tecnologia de Embalagens e SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.  As entidades conferem consistência ao julgamento e visão multidisciplinar às principais interfaces da embalagem. Destaque também para o apoio da Organização Mundial da Embalagem (WPO) e da União Latino Americana de Embalagem (ULADE).

 

CATEGORIA OURO PRATA BRONZE
Embalagem de Alimentos Doces Team Créatif FutureBrand BRF
Embalagem de Alimentos Salgados Embalagens Flexíveis Diadema Vigor Bemis Latin America
Embalagem de Bebidas Não Alcoólicas Nestlé Tetra Pak Clever Pack
Embalagem de Bebidas Alcoólicas Owens-Illinois do Brasil Rexam BCSA FutureBrand
Embalagem de Cosméticos e Cuidados Pessoais CBA B+G CCL Label Biotropic Cosmética
Embalagem de Perfumes Natura O Boticário Brainbox Design Estratégico
Embalagem de MPEs (micro e pequenas empresas) ENTRE Gestão & Design Topfood Alimentos Obah Design
Embalagem de Produtos em Geral Brasilata CBA B+G Imballaggio
Embalagem de Higiene e Limpeza Doméstica CCL Label
Embalagem de Família de Produtos O Boticário Brasilata Letuca
Embalagem Promocional Brasil Kirin Brainbox Design Estratégico Segmento Com&Design
Embalagem de Food Service, Delivery e Take Away GPA Bemis Latin America Brasilgrafica
Design Gráfico de Alimentos Doces Bendito Design Usina Escritório de Desenho Bendito Design
Design Gráfico de Alimentos Salgados Bendito Design B.Pró Agência de Comunicação Spice Design
Design Gráfico de Bebidas Não Alcoólicas Oz Estratégia + Design CBA B+G Vigor
Design Gráfico de Bebidas Alcoólicas Narita Design Brasil Kirin Havas / PA Publicidade
Design Gráfico de Cosméticos, Cuidados Pessoais, Saúde e Farmacêuticos Tátil Design de Ideias
Design Gráfico de Produtos em Geral Packart Design CBA B+G Obah Design
Design Gráfico de Família de Produtos Havas / PA Publicidade  Brainbox Design Estratégico Pande
Design Gráfico – Redesign de Alimentos e Bebidas Interbrand Brasil Design Absoluto Havas / PA Publicidade
Design Gráfico – Redesign de Produtos em Geral M Design Narita Design CBA B+G
Design Estrutural – Forma Plastipak Brasilgrafica Indústria da Imagem Design
Design Estrutural – Funcionalidade Embalagens Flexíveis Diadema Nestlé Brasil Questto|Nó
Tecnologia em Embalagens de Alimentos Emplal Embalagens Flexíveis Diadema Vigor
Tecnologia em Embalagens de Bebidas Tetra Pak
Tecnologia em Embalagens de Cosméticos, Cuidados Pessoais, Saúde e Farmacêuticos Antilhas Embalagens
Competitividade Internacional- Produtos para Exportação Embaré Indústrias Alimentícias Baita Studio de Design Gráfico Brazilian Secrets Hair
Marketing – Estratégia de Comunicação Coca-Cola Brasil Chocolates Garoto Coca-Cola Brasil
Estudantes Carolina Rodrigues / Cícero Santos / Daisa Silva / Debora Konichi, da Faculdade Senai de Tecnologia Gráfica
Voto Popular Profissionais Owens-Illinois do Brasil
Voto Popular Consumidores Weber Saint-Gobain
Empresa do Ano Vigor Alimentos
Profissional Homenageado Lincoln Seragini
Sustentabilidade Bemis Latin America GPA Johnson & Johnson
Imprensa Celia Rosemblum, do Valor Econômico