Programa Design Export promove o desenvolvimento de produtos voltados à exportação

 

 

 

Colocar em prática o que muitos projetos só apresentam na teoria. Esse é o diferencial do Design Export, um projeto inédito do Centro Brasil Design com apoio da ApexBrasil que pretende apoiar empresas brasileiras no desenvolvimento de produtos inovadores e de bom design voltados à exportação. Com atuação em âmbito nacional e foco nas indústrias brasileiras vinculadas a associações setoriais, o programa tem grande alcance social, atuando como um instrumento relevante a ser inserido na cadeia produtiva de setores desprotegidos da economia.

O Design Export faz parte dos projetos do ano da inovação e do design promovido pela ApexBrasil, e sua ideia é levar para a indústria nacional uma metodologia que permita que a inovação passe a fazer parte do processo de desenvolvimento de novos produtos, de forma simples, didática e objetiva. Desta forma, a estratégia adotada é a de fortalecimento da economia diante da competição global.   

De acordo com Letícia Castro Gaziri, diretora executiva do Centro Brasil Design, a ideia surgiu a partir de uma série de conversas com a ApexBrasil sobre a necessidade de agregar valor ao produto industrial brasileiro voltado a exportação. “O Centro Brasil Design tem um histórico de resultados positivos aplicando sua metodologia em programas de estímulo ao design, e a ApexBrasil percebeu este potencial”, relata. “Depois de diversas conversas, elaboramos a proposta de um programa de design voltado às entidades setoriais para estimular o uso do design nos setores hoje atendidos pela ApexBrasil”.

O Design Export é direcionado às associações setoriais atualmente apoiadas pela ApexBrasil e que já estão comprometidas com projetos voltados à exportação: ABEMEL, ABEST, ABICALÇADOS, ABILUX, ABIMAQ, ABIMO, ABINPET, ABIT, SINDIMAM e SINDMOVEIS. As empresas, em sua maioria, estão situadas nas regiões sul e sudeste e a meta é criar 70 inovações até o fim do programa.

A atuação do programa se dá através de consultoria e capacitação para as empresas. Sabendo da dificuldade que as empresas muitas vezes enfrentam ao tentar encontrar os escritórios de design mais adequados a cada perfil, o programa auxilia também na identificação das opções apropriadas para cada indústria. “Nossa meta é ajudar no desenvolvimento da inovação e ensinar as empresas a utilizarem o design como ferramenta estratégica para os negócios”, conta Letícia. Assim, os empresários interessados em inovar podem entrar em contato com o Centro de Design e solicitar uma visita. 

Além de palestras sobre conceitos de design e inovação, os empresários participantes contarão também com ferramentas e atendimento online ao longo do programa; recursos para contratação dos escritórios de design, ampla divulgação na mídia; visibilidade e a oportunidade de participar de um grupo seleto de empresas inovadoras.  “O propósito maior de um programa de design para o Brasil é o entendimento de que nosso país precisa vender para o mundo o que ele tem de mais valoroso: sua cultura, pluralidade, diversidade e criatividade”, afirma Letícia Castro Gaziri.

Para participar, entre em contato com o Centro Brasil Design.

Contato:

Centro Brasil Design

Av. Comendador Franco, 1341 – CIETEP – Jardim Botânico CEP: 80215-090 Curitiba – Paraná – Brasil

Fone: (41) 3018-7332

E-mail: [email protected]

 

Veja também