Projeto de alunos da Anhanguera integra exposição de design sustentável

 

 

 

 

Alunos do curso de Design do Centro Universitário Anhanguera, unidade Brigadeiro, irão participar do projeto Multipla Design, exposição sobre sustentabilidade e design que será realizada no Conjunto Nacional, da Avenida Paulista, a partir da próxima segunda-feira, dia 18. Coordenado por Ângela Ba Pugliese, o evento tem o objetivo de mostrar como o design pode agregar valor à vida das pessoas, equilibrando o lado funcional dos objetos com as características artísticas. “Também buscamos integrar as novidades do mercado com as criações acadêmicas, por isso abrimos espaço para a exposição de projetos universitários. Contamos com 15, no total”, explica Arthur Zobaran, idealizador da exposição.

Os estudantes da Anhanguera irão apresentar uma espreguiçadeira confeccionada por eles com tubos de papel, utilizados em indústrias de papel e tecido, e barbante. A proposta surgiu em sala de aula no segundo semestre do ano passado, quando os acadêmicos estudaram ergonomia, disciplina que analisa a interação do homem com outros sistemas e dá suporte para o desenvolvimento de produtos como cadeiras e sofás. “Estudamos também design sustentável e eu propus, como Atividade Prática Supervisionada (ATPS), que eles desenvolvessem projetos a partir dos conceitos apresentado em sala”, explica o professor Maurício Goulart, responsável pela atividade.

“Foi uma experiência desafiadora, uma vez que tivemos de buscar materiais recicláveis que pudessem ser utilizados no desenvolvimento de um produto que fosse ao mesmo tempo útil e confortável”, avalia a aluna Lílian Lima. O desenvolvimento da peça levou três semanas, da ideia à finalização. “Tivemos de analisar, fazer testes, pensar juntos no melhor modelo. Nós realmente colocamos a mão na massa e praticamos o que aprendemos em sala”, complementa Artur Neris.  “Por meio dessa atividade também conseguimos conhecer outra vertente de atuação da nossa futura profissão com a qual ainda não estávamos habituados”, finaliza Dalmo Marcusso, que com Hailla Carolina e Danielle Araújo completam o grupo. A exposição Multipla Design é gratuita e será realizada até o dia 06 de abril.

 

Serviço:

O que é: projeto Multipla Design

Quando: de 18/03 a 06/04

Onde: Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 – Consolação.