Quantos escritórios de design existem no Brasil?

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MDIC, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos, Apex-Brasil, estão desenvolvendo estudos, indicadores e ações para o uso do design como ferramenta de competitividade para a indústria brasileira. 

Dentre as ações, está sendo desenvolvido, em parceria com o Centro Brasil Design, um diagnóstico sobre o design no Brasil. 

O objetivo é mapear os agentes e instituições do design brasileiro, bem como sua inserção no segmento industrial e de serviço, segundo critérios quantitativos e qualitativos, e visando o desenvolvimento do setor no Brasil. 

A necessidade da iniciativa se justifica na inexistência de dados precisos sobre o design do Brasil – ou seja, trata-se de um trabalho inédito e essencial para o setor. De acordo com a Diretora Executiva do CBD, Letícia Castro Gaziri, o diagnóstico será utilizado como referência para o Governo Federal para o desenvolvimento de uma nova política pública de design no país. Para isso, há uma equipe de nove pesquisadores envolvidos no estudo. 

Os escritórios de design estão convidados a realizar o cadastro – que é rápido e feito pela internet. O prazo de cadastramento vai até o dia 13 de novembro e a listagem com os escritórios será divulgada em abril de 2014. 

Clique aqui para participar