Quinta edição da Semana D encerra depois de seis dias de programação

Fonte Gazeta do Povo

A quinta edição da Semana D, que aconteceu entre os dias 3 e 8 de novembro contou com 50 palestras, 31 workshops, 15 debates e bate-papos, além de três ações coletivas, exposições, lançamentos de livros, bazares e fóruns. O evento, que é maior festival de design do estado, transitou ente quatro cenários diferentes do design: transformação, economia, estratégia e urbanidade.

Entre as palestras e bate-papos, destacaram-se o Fórum Internacional Cidades Amigas do Design, que em sua segunda edição contou com a presença de designers latino-americanos que trouxeram cases de sucesso de cidades que investiram no design para solucionar os problemas urbanos.

Também nesta edição de 2015, profissionais do escritório norueguês da Eggs Design palestraram sobre o design holístico, uma vertente que se baseia em conteúdo, tecnologia e estratégia. Os dois designers interagiram com o público e contaram como resolveram algumas problemáticas utilizando o design na sua forma pura.

De acordo com o presidente da Prodesign>pr, Tulio Filho, o principal objetivo do evento é valorizar o trabalho do designer. “A gente sabe que a melhor forma das pessoas entenderem o que é o design é mostrar o processo e não só mostrar o resultado final”, esclarece Tulio Filho. Para ele, é preciso mostrar que o design é focado no ser humano. “É natural para nós profissionais esse foco, mas não é claro para a maioria das pessoas”, admite.

A Prodesign>pr e o Centro Brasil Design são os realizadores do festival. E, neste ano, a Semana D alterou o modelo da estrutura do evento, que trouxe saldo positivo. De acordo com Letícia Castro, diretora executiva da Centro Brasil Design, entidade que realiza o festival, o fato da maioria das palestras e bate-papos serem realizados num espaço mais fluido colaborou com a interatividade do público. “Criamos um ambiente mais descontraído para mostrar o design como um todo. Precisávamos de sinergia, da troca de ideias e da conexão entre as pessoas”, esclarece.

Egg Parade

Exposição Egg Parade. Ovos de 60 centímetros foram customizados por escritórios de design paranaenses.