Região Sul tem novo mestrado em design

Os habitantes da sul do país ganharam mais uma opção de mestrado na região. Depois do curso criado pela Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, em 2005, é a vez do UniRitter lançar sua pós-graduação stricto sensu. O curso, reconhecido recentemente pelo Ministério da Educação, tem a coordenação do professor Júlio van der Linden e tem como foco Design, Educação e Inovação, destacando a formação do designer e seu papel nas aceleradas transformações na sociedade contemporânea resultantes de inovações tecnológicas e comportamentais. São duas as linhas de pesquisa: Educação para o Design e Design e Inovação. Mais informações sobre o curso e sobre as inscrições estarão em breve no www.uniritter.edu.br .

NOTASONG mineira participa de evento de design inclusivo – O Instituto Noisinho da Silva, de Belo Horizonte, foi convidado para participar do Include09, um grande congresso mundial sobre design Inclusivo. No dia 07 de abril, a fundadora do instituto, Érika Foureaux, irá ministrar uma palestra sobre a experiência do Noisinho e apresentar o case Carteira Escolar Inclusiva. A ênfase será sobre a pesquisa de campo realizada e a solução de projeto e design do produto. A ONG foi convidada pelo Royal College of Art, de Londres, Inglaterra, e a participação foi viabilizada com apoio do British Council. Em 2007 o DesignBrasil entrevistou Érika Foureaux. Leia em http://www.designbrasil.org.br/entre-aspas/erika-foureaux.

Salão Design 2009 – Dos cerca de 1000 projetos inscritos, de 14 países, no Prêmio Salão Design, 148 concorrem à final. Os selecionados serão avaliados nos dias 23, 24 e 25 de março, em Bento Gonçalves (RS), durante a feira Casa Brasil. Na edição deste ano, também serão entregues os prêmios Madeiras Alternativas, que incentiva o manejo sustentável de florestas nativas, e Mérito Social, para os concorrentes que apresentarem projetos com a participação de entidades carentes, feitos em matérias-primas recicláveis ou naturais, tipicamente brasileiras. O júri é composto por nomes como Paolo Bergomi, presidente da Associação Latino-Americana de Design (Aladi), e os designers Guto Índio da Costa e Bernardo Senna.

Tags: