Resultado do 29º Prêmio Design MCB. Conheça os vencedores

Fonte Living Design

No último dia 15 foi divulgado o resultado do 29º Prêmio Design MCB, uma das mais tradicionais premiações do segmento do Brasil, que funciona como um selo de qualidade para os produtos vencedores.

Este ano, eram oito categorias: Construção, Transporte, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Trabalhos escritos e Utensílios.  E elas se subdividiam em protótipos e produtos.

Os trabalhos foram analisados por duas comissões julgadoras, uma para as categorias de produto e outra para trabalhos escritos. Os campeões estarão em uma mostra no Museu da Casa Brasileira até o final do ano. Conheça os peças que levaram os primeiros lugares:

Categoria Construção

Living Design - Linha Acqua

Nome da peça: Linha Acqua
Designer: Fabio Mauricio Faria Melo
Produção: Lorenzetti

O produto propõe um processo de design completo, incluindo desde a criação de novos componentes e processo de produção, até os aspectos formais e simbólicos. Além de mudar o conceito tradicional pela separação das partes funcionais, como corpo da resistência e espalhador, priorizando a usabilidade e a manutenção, o produto trabalha baixa vazão (4,5L/min) sem deixar de corresponder com os requisitos de conforto. A linha apresenta grande flexibilidade de uso tanto através das suas adaptações aos padrões antropométricos, quanto às configurações que são possibilitadas ao consumidor: ducha e chuveiro.

Categoria Eletroeletrônico

Living Design - BBlend - Brastemp

Nome da peça: Brastemp b.blend
Designer: Andrea Alvares – Design Team Whirlpool
Produção: Whirlpool Latin America

O produto b.blend alia de uma forma única e inovadora a facilidade e praticidade do preparo de uma grande variedade de bebidas, antes oferecido em equipamentos diferentes. Com seu design ao mesmo tempo simples e sofisticado, o produto é atraente, pelo seu acabamento diferenciado, oferece uma usabilidade intuitiva, facilitada pela eletrônica embarcada e é versátil, podendo ser colocado em qualquer ambiente tanto residencial como empresarial.

Categoria Iluminação

Living Design - Luminária Wing

Nome da peça: Wing
Designer: Fernando Prado
Produção: Lumini soluções em iluminação

O projetor Wing caracteriza-se pelo rigor da proposta, clareza no atendimento a seus objetivos, versatilidade, bem como pela engenhosidade construtiva, que agilizaanto a montagem e desmontagem, quanto a manutenção e regulagem do aparelho.A esse respeito, a possibilidade de controle da intensidade no próprio corpo, através de dimmers individuais, agrega particular funcionalidade ao produto.

Categoria Mobiliário

Living Design - Banco Ratoeira

Nome da peça: Banco Ratoeira
Designers: Mariana Betting Ferrarezi e Roberto Hercowitz
Produção: Em2 Design

Desenho deste banco evoca simplicidade e eficiência de produção industrial. O banco é elegante, o uso da madeira no assento com formas arredondadas e acabamento superficial tornam o produto bastante confortável e os pés metálicos pretos com o princípio de travamento deixam o desenho limpo e simples. De fácil produção, sua construção revela-se uma solução inteligente, empregando-se poucas peças e operações de montagem.

Categoria Utensílios

Living Design - Evo

Nome da peça: Evo
Designer: Rodrigo Dangelo
Produção: Signovinces

EVO é um kit instrumental destinado à cirurgia odontológica que inclui as ferramentas necessárias para auxiliar o profissional no processo de implantodontia e outros procedimentos. Foi desenvolvido buscando atender às especificações técnicas da Anvisa bem como aos aspectos de funcionalidade, assepsia, fabricação e estética. Como resultado desse projeto, que incluiu a utilização de novos materiais e processos, foi possível criar um produto de qualidade com custo de fabricação significativamente menor que os produtos similares no mercado.

Categoria Transporte

Living Design - Antonio Silickas Yacht Design

Nome da peça: Embarcação de serviço e apoio – Rio 2016
Designer: Antonio de Oliveira Silickas
Produção: Antonio Silickas Yacht Design

A embarcação apresenta conceito original e direcionado às necessidades detectadas. Entre seus aspectos positivos, o júri destacou a possibilidade de separação dos flutuadores do deck central, viabilizando o transporte por caminhões comuns (2,60 m de largura), sem a necessidade do uso de veículos especiais nem batedores.

Categoria Têxteis

Living Design - FERNANDA YAMAMOTO

Nome da peça: Rebarbas
Designer: Fernanda Yamamoto
Produção: Fy Criação e Comércio (Fernanda Yamamoto)

O produto representa inegável contribuição às características da sustentabilidade, colaborando para um perfil inovador na produção e no consumo de têxteis. Desta forma, a designer assume seu papel responsável e criativo quando amplia a utilização de materiais, como fios e rebarbas, qualificando processos menos agressivos ao meio ambiente. Nesta perspectiva, o design de superfície têxtil, apresentado na peça, considerou materialidade e desenvolvimento, apresentando uma solução e resposta ao design contemporâneo.

Categoria Trabalho Escrito

Nome do livro: O Gráfico Amador – As origens da moderna tipografia brasileira
Autores: Valéria Fernandes Lamego, Mayumi Okuyama e Guilherme Cunha Lima
Edição: Verso Brasil Editora

Guilherme Cunha Lima é, sem dúvida, um dos principais historiadores do design brasileiro. Em seu doutorado analisou a produção de uma, até então pouco conhecida, oficina tipográfica pernambucana, trazendo à tona obras experimentais de escritores e artistas já célebres. Uma versão da tese foi publicada em 1997 e logo se tornou um clássico. Por que, então, premiá-la agora? As razões são muitas. A mais básica é dar o devido destaque a uma obra que alterou a maneira de pensar sobre design gráfico, inspirando pesquisas sobre memória gráfica brasileira, tipografia e modernismo, entre outros temas. Porém, a mais importante é que esta nova edição foi ampliada em vários sentidos: o formato é maior e as imagens são reproduzidas em cores, algumas em tamanho real, propiciando outra leitura do texto.

Informações: http://livingdesign.net.br/design/2015/10/saiu-o-resultado-do-30o-premio-design-mcb-conheca-os-vencedores#.Viex4vmrSM9