Resultados do Concurso 012 Presídio Inclusivo surpreendem pela criatividade

O Concurso 012 da Projetar.org contou com 63 projetos entregues de equipes compostas de participantes de diversos estados brasileiros. No portal Projetar.org estão disponíveis na íntegra as propostas de todos os grupos que enviaram seus projetos.

O concurso 012 propôs aos estudantes projetarem um Presídio Inclusivo, um espaço que favorecesse a re-inclusão do ser humano na sociedade e que colaborasse com a redução dos índices de reincidência criminosa no país.

Integraram o júri o arquiteto e urbanista Caio Smolarek Dias, Idealizador da plataforma Projetar.org, o arquiteto e paisagista Eduardo Chagas, colaborador do escritório da SAPU, e o arquiteto e urbanista Paul Gerhard Beyer Ehrat, que já colaborou com o departamento de infraestrutura do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE.

Segundo o Júri, merece destaque o alto nível das propostas enviadas, que demonstram grande preocupação com a criação de um espaço humano e digno.

Em relação aos projetos premiados, o primeiro colocado foi o grupo GUZMáN29, composto pelos alunos Daniel Zahoul Machado e Thiago Santana Maurelio da Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) de São Paulo/SP. Segundo o jurado Caio Smolarek Dias, a proposta foi muito inovadora na fragmentação do programa, criando muitos pequenos espaços de socialização ao invés de poucos grandes espaços. Merece destaque também a proposta construtiva pré-moldada que permite aplicações em diferentes terrenos.

Quanto ao segundo colocado, a equipe 393 composta por Daniela Moro, Gabriel Tomich e Juliane Hipolito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de Curitiba/PR, Caio destaca que se trata de uma das poucas, se não a única proposta, que não demonstrou receio em estender o complexo até a avenida, criando um edifício que pudesse se relacionar com o espaço urbano. “É interessante a concepção formal dos blocos de celas e principalmente a gentileza urbana de dedicar parte do terreno ao uso como praça”.

O terceiro colocado, chamado EQUIPE 2, foi formado por Isabela Ribeiro de Castro, Francisco Edson Macedo Filho e Matheus Sampaio Serrano, Universidade Federal do Ceará – Fortaleza/CE. O jurado Caio confere destaque à qualidade das unidades habitacionais e do seu espaço de socialização. “Interessante também a solução encontrada como alternativa ao tradicional muro ao redor do complexo”.

Como menções honrosas foi indicado o grupo ATELIê A4, formado por Maria Julia Goulart, Manuela Schmitz, Natalia Tonin Gonzales e Ricardo Didoné Cantelli da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de Florianópolis/SC. Caio destaca na proposta a utilização de pré-moldados e também possível replicação em diferentes lugares do país.

Também conquistou menção honrosa e o grupo MAGNOLIA, composto por Anna Luiza Valente Klaine, Ana Carolina Pianovski, Danilo Alberto Menon, Hermes Eduardo Nichele e Thamires Chuchene Bonatto da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de Curitiba/PR.

O Portal Projetar.org realiza concursos de ideias para estudantes de arquitetura com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento, formação e divulgação de um portfólio consistente. O processo é totalmente online, e os prêmios incluem dinheiro e publicação dos projetos em sites e blogs de alcance nacional.

Em breve o concurso de arquitetura 013 será lançado, sendo que no momento estão abertas as inscrições para o 2º concurso de design, “Bandeira Brasileira”, que propõe aos estudantes desenvolverem uma nova bandeira para o Brasil.

1º colocado – GUZMáN29

1º colocado – GUZMáN29

2º colocado – 393

2º colocado – 393

3º colocado – EQUIPE 2

3º colocado – EQUIPE 2

Menção honrosa - Ateliê A4

Menção honrosa – Ateliê A4

Menção honrosa - MAGNOLIA

Menção honrosa – MAGNOLIA