Rio+Design 2015 apresenta novidades brasileiras em Milão

O Salão de Móvel Milão, considerado um dos maiores eventos de design no mundo, trará como um dos eventos paralelos da feira o Rio+Design 2015, que irá expor, pelo sétimo ano consecutivo, trabalhos de mais de 40 designers brasileiros. O mote desse ano será “Todo dia em todo lugar, é só olhar”, e os produtos apresentados são em geral jóias e peças de decoração. O tema vai enfocar “madeira e tecnologia no design do Rio de Janeiro”, levando em conta a utilização de madeira sustentável como principal material de produção da peça e buscando sempre a inovação do design e soluções inteligentes através da tecnologia.

Outra coisa que terá destaque na exposição é a rotina dos designers fluminenses, do processo criativo à tecnologia utilizada no desenvolvimento dos produtos, exibindo o trabalho de 12 designers, entre eles, Guto Índio da Costa, Ricardo Leite, Zanini de Zanine e Marzio Fiorini.

Em meio às joias e móveis que serão levados à Milão em abril, na feira Rio + Design, realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, merece destaque um produto inusitado: um skate! Todo trabalhando em madeira, a peça é desenvolvida pelo escritório de design carioca Terravixta, e chega a ser até 60% mais leve do que um board tradicional.

skate

Segundo Bernardo Maral, designer de produtos do Terravixta, a ideia do projeto surgiu da investigação de conceitos da biônica contemporânea, na qual projetistas de todo o mundo estudam como a vida é capaz de criar e dar forma à natureza.

“Descobri que a natureza cria espaços vazios nas superfícies. Ela libera de sua forma tudo o que é excessivo e desnecessário, restando somente o essencial para a sua melhor performance”, diz o designer. Foi dessa ideia que surgiu o termo “Fat Free Design”, no qual os projetos são pensados para obterem o máximo de resistência dos materiais em equilíbrio com seu peso e flexibilidade, a fim de gerar produtos enxutos, inteligentes e duráveis.

“Acreditamos que a participação na Rio + Design de Milão irá proporcionar uma possível visibilidade internacional para o projeto. O design no Brasil está cada vez mais disseminado e compartilhado na sociedade. No Rio isso é bem visível – podemos perceber esse movimento, por exemplo, na aplicação da nova marca do Rio 450 anos em diversos lugares”.

A Indio da Costa Design, conhecida pelo design de produtos dos mais variados gêneros e escalas (de barcos e abrigos de ônibus a ventiladores e torneiras) vem cada vez mais ampliando sua atuação em mobiliário. Depois da premiadíssima cadeira IC01, hoje parte da coleção permanente do Deutches Kuntstoff Museum lançará este ano no Salone del Mobile de Milão, a mais importante design week do mundo, uma nova linha de bancos de madeira.

O lançamento acontecerá na Via Tortona 31, na exposição Rio+Design, que tem como propósito apresentar internacionalmente a relevância e o talento do design carioca.

O banco Infinito, cuja forma se traduz no nome, apresenta linhas elegantes e fluidas num movimento contínuo de transição das ripas horizontais para as verticais. Um vão livre com o apoio de uma leve treliça de inox provoca a percepção, prende o olhar, desafia. O desenho permite três tamanhos (1,60m – 1,80m e 2,00m) e diferentes acabamentos.

Banco Infinito

Banco Infinito

O banco Búzios apresenta um desenho de extrema leveza e simplicidade, assim como o balneário cujo nome serviu de inspiração e para qual o modelo original foi desenhado. O desenho permite variações com ou sem braço, três tamanhos (1,60m – 1,80m e 2,00m) e diferentes acabamentos.

Após o lançamento em Milão, uma primeira série assinada e numerada estará em pré-venda online no site indiodacostadesign.com antes da distribuição para as mais de 50 lojas no Brasil que já vendem os produtos assinados Indio da Costa Design.

A linha de móveis assinados pela Indio da Costa Design é produzida por diversos fabricantes nacionais com quem a empresa vem estabelecendo parcerias. Com foco na ampliação dessa linha, ainda em 2015 serão lançados mesas, sofás, poltronas e outros modelos de bancos e cadeiras. Além de trazer um design inovador e os traços da marca para o segmento, o projeto pretende movimentar o mercado e aumentar a opção de móveis de design assinado por designers brasileiros, tanto no Brasil como no exterior.

. [Rio + Design 2015 Milão, de 13 a 19 de abril, das 10h às 20h, na Via Tortona, 31 – espaço Textile. Entrada gratuita].

Veja também