Salão Design tem inscrições prorrogadas até o dia 3 de março

A prorrogação ocorreu por solicitação de participantes que não conseguiram finalizar os projetos até a data-limite. O prêmio, realizado há 25 anos pelo Sindmóveis, tem como objetivo integrar criatividade e inovação tecnológica a móveis e acessórios por meio do design. Nessa edição, serão distribuídos R$ 175 mil nas modalidades estudante, profissional e indústria.

 

Até o momento, há 504 participantes, sendo 21,4% de concorrentes estrangeiros dos seguintes países: Argentina, Brasil, Bulgária, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, EUA, França, Índia, Itália, México, Peru, Síria, Uruguai e Venezuela. Os projetos cubanos e argentinos representam a maioria das inscrições estrangeiras.

 

 

A exemplo de anos anteriores, a tendência é um forte incremento das inscrições nos últimos dias. Segundo o diretor do Salão Design, Cristiano Gallina, apesar do alto volume de projetos inscritos, a prioridade é a qualidade das propostas apresentadas, seu grau de inovação e design. “A cada ano, o prêmio assume as características da feira a que está vinculado. Ligado à  Casa Brasil, nossa proposta é a criação de produtos contemporâneos de alto padrão”, pontua.

 

A avaliação dos projetos inscritos ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira nos dias 12, 13 e 14 de março, em Bento Gonçalves. Nessa primeira avaliação, o júri seleciona quais projetos devem enviados em tamanho real. A comissão julgadora é formada por cinco renomados profissionais e representantes de entidades nacionais e internacionais. O grupo conta com a experiência da curadora da Casa Brasil, a jornalista Maria Helena Estrada, e dos professores que compuseram o júri do Salão Design Movelsul Brasil 2012, Ivens Fontoura (PUC-PR) e Gabriel Simón Sol (Universidad Autónoma Metropolitana – México). Também integram a comissão, representando os profissionais da área, o designer carioca Leonardo Lattavo e a arquiteta gaúcha Ilse Lang.

 

Além das premiações em dinheiro, os produtos finalistas concorrem também a troféus já tradicionais no Salão Design: Professor Orientador, Madeiras Alternativas e a estreia dessa edição, o prêmio Ecodesign. A divulgação dos vencedores ocorre em julho, porém, todos os produtos selecionados para a segunda etapa de julgamento participarão da mostra Salão Design juntamente com os premiados, durante a feira Casa Brasil 2013, de 13 a 16 de agosto. Mais informações e regulamento: www.salaodesign.com.br.

 

Salão Design Casa Brasil 2013 – categorias

 

Móveis para Dormitório

Móveis para Sala de Estar e Jantar

Móveis para Cozinha, Área de Serviço e Banheiro

Móveis para Área Externa

Móveis para Escritório e Home-Office (incluindo mobiliário para espaços comerciais e públicos)

Acessórios Domésticos

Iluminação