São Paulo ganha guia que apresenta o melhor do design na cidade

Fonte Agência Lema

A Casa Electrolux receberá no dia 7 de julho, terça-feira, às 19h, o lançamento do DODE – Guia do Design de São Paulo 2015/2016. O Guia foi criado por Maurício Pinto e Silva e publicado pela Auana Editora e traz seis roteiros analíticos divididos por região: Vila Madalena, Pinheiros, Gabriel e Jardim Europa, Jardins e Paulista, Centro e Outras Regiões. “O Guia é um convite para que os leitores olhem para a cidade sob o recorte do design”, explica o editor Maurício Pinto e Silva. O Guia DODE é inspirado no London Design Guide e seu editor, Max Fraser, participou ativamente da edição brasileira como editor convidado.

Para Sandra Montes, diretora de marketing da Electrolux, a marca promove o primeiro lançamento de um guia de design de São Paulo, com conteúdo exclusivo, inspirado no guia de Londres. “O lançamento do guia na Casa Electrolux está diretamente relacionado com o que valorizamos, o design, um dos nossos pilares. O Guia DODE é um convite para o universo criativo e sugere novas experiências, exatamente o que a marca busca proporcionar aos seus consumidores”.

A intenção do DODE é incentivar passeios a pé pela cidade, com o intuito de  descobrir endereços de qualidade sob o prisma do design. “O guia DODE, além de selecionar e apresentar lojas, ateliês, livrarias, museus, galerias e outros espaços voltados ao tema, busca estimular o conhecimento e a cultura do design. Os verbetes e ensaios mostram os pontos fortes e fracos do cenário do design da cidade e situam a história do design no tempo. É uma obra que convida o leitor a percorrer a cidade e ao mesmo tempo aprender sobre a matéria”, explica Maurício Pinto e Silva. Por conta deste objetivo, um dos pontos mais destacados do DODE são seus mapas, em que o leitor pode organizar seu passeio pela região escolhida e conhecer o melhor do design.

A jornalista, professora e pesquisadora de história do design Ethel Leon fez a revisão conceitual e técnica do livro, e o designer gráfico Kiko Farkas o transformou num objeto de desejo, no qual a sofisticação das cores, a contemporaneidade do projeto e a leveza do papel materializam o bom design editorial. A jornalista e editora Ana Augusta Rocha, com mais de vinte anos de atuação no mercado editorial, contribuiu com seus textos leves, alegres e informativos. Cada capítulo conta com texto de abertura, mapa da região, verbetes dos estabelecimentos selecionados, uma pequena seção Comer e Beber (com curadoria e textos de Ana Maria Junqueira), indicação de hotéis (quando existentes na área) e ensaio escrito por um personagem do design da nossa cidade como Lauro Andrade Filho, criador do Design Weekend.

O livro DODE – Guia do Design de São Paulo 2015/2016 estará disponível nas livrarias de São Paulo e de outras capitais do Brasil a partir de julho, com preço sugerido de R$50,00.

guia dode