Seminário Design Indústria apresenta casos de sucesso para aproximar o design e a área industrial

  Acontece no próximo dia 22, em Curitiba, o Seminário Nacional Design Indústria – Práticas de Sucesso, evento voltado para empresários e designers que visa mostrar através de experiências bem sucedidas a importância e os benefícios do uso do design em diferentes setores industriais.

Promovido pelo Centro de Design Paraná e pelo Centro Internacional de Inovação (C2i), o evento chega a sua quarta edição com a presença dos palestrantes Gustavo Chelles, do Chelles & Hayashi e Marcelo Azevedo, do Senai + Design, como representantes do design e da relação de suas criações com a indústria, que será marcada pelas palestras de Paulo Nakamura, da FIAT Automóveis, e de Fernando Prado, da Lumini.

A fim de promover o debate e discutir as melhores práticas na integração design e indústria, os empresários e designers vão abordar as ações e estratégias que tornaram esta relação produtiva, a favor da inovação e da competitividade no mercado industrial. O evento teve sua última edição em maio, em Arapongas, no interior do Paraná, com mais de quarenta participantes.

O designer Gustavo Chelles, que participou também do evento em Arapongas, afirma que o seminário é uma oportunidade de refletir e ampliar a visão sobre o processo de trabalho, além de trocar experiências sobre práticas projetuais. “Este trabalho tem um importante papel na desmistificação da inovação através do design, mostrando caminhos para que as empresas repensem seus processos de inovação e procurem formas de produzir uma real diferenciação, ao invés de simplesmente serem seguidoras de tendências”, afirma.

Na última edição, a palestra de Chelles foi seguida pelo representante do setor industrial Gerson Grohskopf, do Grupo Condor, que destaca o papel estratégico do design no desenvolvimento da empresa. “Exemplos de indústrias que venceram por meio do design, da inovação e do investimento em desenvolvimento dos seus produtos, enaltecem a importância e o cunho estratégico que o design pode figurar dentro da companhia”, explica Grohskopf. “O design pode abrir novos horizontes, com novos mercados, novos produtos, e ainda pode trazer novas maneiras de se fazer, e enxergar melhorias além das já exploradas”, completa.

Seminário Design Indústria

O designer Gustavo Chelles (à esq.) ao lado de Jacques Miranda, da Electrolux, no último Seminário Design Indústria (Foto: SENAI Arapongas)

O Seminário Design Indústria acontece entre 13h e 18h, no dia 22 de agosto, na FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná). A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas através aqui. Mais informações em www.c2i.org.br ou com o Centro de Design Paraná, pelo telefone (41) 3018-7330.