Site elege melhores designs do mundo; Brasil está na lista

Mais imagens na fonte

 

O design tem cada vez mais importância nos dias de hoje, e pode contar tanto quanto o conforto ou o serviço num hotel, ou a qualidade da comida num restaurante. O site de viagensTravel and Leisure criou um prêmio para destacar o melhor design em museus, hotéis, lojas e restaurantes ao redor do mundo. O Brasil está na lista, confira.

 

Melhor museu: Museu Städel, Frankfurt, AlemanhaA espetacular extensão do Museu Städel de Frankfurt insere novas galerias para arte contemporânea na parte traseira do jardim, com iluminação criada por 195 janelas no solo. Uma pequena elevação no centro do gramado cria um visual ainda mais surpreendente.

 

Menção honrosa, melhor museu: Galeria de Arte da Universidade de Yale, New Haven, Estados UnidosRenovada recentemente, a Galeria de Arte da Universidade de Yale combina três edifícios históricos e um novo terraço para receber exposições com obras do grande acervo do museu. O espaço de 6,5 mil m² oferece um design moderno à tradicional universidade americana, situada em New Haven, no estado de Connecticut.

 

Melhor resort: Tierra Patagonia, Torres del Paine, ChileA Patagônia chilena reúne impressionantes belezas naturais, e muitas delas podem ser encontradas no magnífico Parque Nacional Torres del Paine. Situado dentro de Torres del Paine, o Tierra Patagonia tem quartos com vista panorâmica sobre o Lago Sarmiento, uma estrutura moderna usando apenas elementos naturais, e muito conforto para relaxar após excursões pela região.

 

Melhor spa: Les Bains de Léa Nuxe Spa, Bordeaux, FrançaNo topo de um dos edifícios que formam o Grand Hotel de Bordeaux, no sul da França, um belíssimo espaço com terraço e vista sobre os telhados dos arredores funciona como spa de luxo. O decorado remete à época romana, com mosaicos e longas cadeiras e uma piscina com uma máscara antiga da qual corre uma cachoeira artificial.

Melhor transporte: ônibus de Londres, InglaterraOs ônibus vermelhos de dois andares viraram símbolos mundiais de Londres. Mas, já fora de produção, o transporte original das décadas de 50 e 60 vem recebendo um substituto à altura. Os novos ônibus reúnem a beleza do design meticuloso com a ecologia de motores híbridos a diesel.

 

Melhor hotel com menos de 100 quartos: Wythe Hotel, Nova York, Estados UnidosTransformando um antigo prédio de 1901 em hotel chique, o Wythe Hotel é emblemático de como o bairro do Brooklyn se destaca cada vez mais como destino descolado de Nova York. O hotel preservou cuidadosamente os tijolos, as colunas de aço e as janelas, combinados com móveis modernos e arte gráfica colorida para criar um conjunto inteiramente novo.

 

Melhor loja de varejo: Sweet Alchemy, Atenas, GréciaOs deliciosos bolos e doces vendidos na loja Sweet Alchemy, de Atenas, acabam ficando em segundo plano em meio à magnífica apresentação e decoração. Jarras, garrafas e bandejas de doces iluminados pela luz abundante que entra graças à arquitetura inteligente ganham um ar especial e refinado.

 

Melhor espaço de performance: Escola de Música de Louviers, FrançaBelas ruínas de um monastério do século 17, que serviu mais tarde como cadeia, renasceram como escola de música e centro de performances artísticas no centro de Louviers, no noroeste da França. Ao lao do rio Epervier, o sítio histórico foi unificado com espaços de vidro com detalhes cromados, combinando arte, música, e beleza arquitetônica.

 

Melhor hotel de mais de 100 quartos: Palace Hotel, Tóquio, JapãoO novo Palace Hotel Tokyo ocupa um espaço privilegiado ao lado do Palácio Imperial, no centro da cidade, no sítio do icônico Palace Hotel de 1961. O luxo do hotel junta simplicidade e sofisticação, com um belo design que inclui toques em mármore e ébano, e quartos com vista para os magníficos jardins imperiais.

 

Menção honrosa, melhor hotel de mais de 100 quartos: Conservatorium Hotel, Amsterdã, HolandaO hoteleiro Alfred Akirov e seu filho Georgi decidiram repetir a experiência bem sucedida de seu hotel de Jerusalém e abriram um hotel num antigo conservatório de Amsterdã de 1897. O resultado é o Conservatorium, um hotel opulento e moderno com 129 quartos, trazendo à capital holandesa uma nova categoria de hotéis de alto nível.

 

Menção honrosa, melhor museu: Galerias de Arte Islâmica do Metropolitan Museum, Nova York, Estados UnidosO designer Michael Batista foi o responsável pela renovação das 15 galerias de Arte Islâmica do Metropolitan Museum de Nova York. A incrível coleção, com trabalhos que vão da Turquia e Irã até a Ásia Central e do Sul, ocupa espaços modernos e com detalhes ligados à arquitetura islâmica.

 

Melhor espaço público: Parque das Quatro Liberdades de Franklin D. Roosevelt, Nova York, Estados UnidosLiberdade de expressão, liberdade de religião, liberdade da pobreza e liberdade frente ao medo fazem parte das aspirações do ex-presidente americano Franklin D. Roosevelt para a humanidade e declaradas em 1941. Estes eixos inspiraram um memorial criado pelo arquiteto Louis Kahn, inaugurado em 1974 com caminhos em granito e árvores abundantes que levam os visitantes até a ponta sul de Roosevelt Island, com vistas para o rio East e os prédios de Nova York.

 

Menção honrosa, melhor espaço público: Centro de Visitantes da Estrada Nacional Turística Trollstigen, NoruegaPassagem de montanha no sudoeste da Noruega, a estrada de Trollstigen foi inaugurada em 1936, com onze curvas fechadas que levam os motoristas a uma altura de mais de 800 metros, com incríveis vistas sobre as montanhas e sobre a cachoeira de Stigfossen. À beira da estrada, um moderno centro de visitantes em concreto e vidro reflete os elementos da região, adaptando-se muito bem à paisagem.

 

Menção honrosa, melhor spa: Spring Foot Spa, Queenstown, Nova ZelândiaToques coloridos animam o ambiente predominantemente neutro do Spring Foot Spa, um dos melhores spas da Nova-Zelândia. Além de ótimos tratamentos variados, o spa tem um design vibrante e uma atmosfera que incita a relaxar.

 

Menção honrosa, melhor transporte: CS Gas Station, Matuskovo, EslováquiaA firma de design tcheca Ateliar SAD reinventou o conceito de posto de gasolina com sua obra situada em Matuskovo, na Eslováquia. Três formas elípticas futuristas e colunas de concreto contrastam com uma delicada estrutura de madeira.

 

Menção honrosa, melhor transporte: restaurantes de estrada, Gori e Lochini, GeórgiaProjetado sob pedido do Departamento de Estradas da Geórgia, estes restaurantes à beira da estrada situados em Gori e Lochini oferecem vista para belas paisagens, além de uma arquitetura moderna e futurista. Situados numa nova estrada que conecta o Azerbaijão com a Turquia, os restaurantes também servem como espaços culturais para os residentes.

 

Melhor restaurante: Pauly-Saal, Berlim, AlemanhaO glamour histórico de Berlim foi reinterpretado de maneira moderna no restaurante Pauly-Saal. O restaurante tem detalhes de design como peças de cerâmica, lustres imponentes e móveis feitos sob medida num conjunto que cria um estilo único. Situado num antigo ginásio de um colégio judeu fechado pelos nazistas em 1942, o Pauly-Saal faz parte de um complexo que funciona como memorial da cultura judia e recebe também diferentes galerias de arte.

 

Menção honrosa, melhor restaurante: Atera, Nova York, Estados UnidosO restaurante Atera ocupa um espaço pequeno mas bem organizado no térreo de um prédio da área de TriBeCa, em Manhattan. Uma iluminação moderna, móveis com muito couro e paredes cobertas de plantas criam um ambiente rústico e muito estiloso.

 

Menção honrosa, melhor restaurante: Pizzeria Móvel Del Popolo, San Francisco, Estados UnidosA Pizzaria Móvel del Popolo é um invento feito a partir de um container, usado para criar uma charmosa pizzaria sobre rodas  com portas de aço que se abrem inteiramente, permitindo aos passantes verem suas comida sendo cozinhadas num tradicional forno a lenha. A pizzaria faz diferentes rotas pela cidade de San Francisco diariamente, permitindo uma refeição deliciosa e vivida de maneira original.

 

Menção honrosa, melhor hotel com menos de 100 quartos: Hotel Topazz, Viena, ÁustriaAs janelas ovais dão à fachada deste belo boutique-hotel um estilo contemporâneo que contrasta com a arquitetura histórica do centro de Viena. Os interiores também não deixam a desejar, com quartos que contam com belas decorações, banheiros de mármores e tecidos de qualidade.

 

Menção honrosa, melhor loja de varejo: The Gourmet Tea, São Paulo, BrasilSituada no shopping Cidade Jardim de São Paulo, a loja The Gourmet Tea vende chás finos e foi projetada pelo arquiteto brasileiro Alan Chu, com um estilo colorido e charmoso. Painéis instalados de maneira inteligente se abrem para mostrar as diferentes variedades de chá e café.

 

Menção honrosa, melhor loja de varejo: Livraria da Vila, São Paulo, BrasilA nova Livraria da Vila une a cultura ao design em sua loja do shopping JK Iguatemi. Com uso de madeira escura para suas estantes, a livraria tem espaços amplos e luminosos, num ambiente agradável para folhar e escolher cuidadosamente seus livros, tanto para adultos quanto para crianças.

 

Menção honrosa, melhor espaço de performance: Cineteca Cinema Center, Madri, EspanhaUm antigo abatedouro recebe hoje um importante acervo de filmes, dois cinemas, um estúdio de filmagens e um pátio de projeção para os dias de verão no espaço Cineteca Cinema Center, em Madri. A estrutura original de tijolos e pedra contrasta com novos materiais incluidos no projeto, como madeira, tubos de aço e mangueiras industriais que criam textura ao longo das paredes e do teto.

 

Menção honrosa, melhor hotel com 100 ou mais quartos: Hilton do Aeroporto de Francfort, AlemanhaSituado dentro do Squaire, uma estrutura que conecta o aeroporto de Franfcort com a estação de trem e duas rodovias, o Hilton é uma combinação e luxo e tecnologia, num ótimo exemplo de nova geração de hotéis estilosos de aeroportos. O lobby é iluminado por luz natural que entra pelo átrio de vidro, e os quartos tem cores neutras e paredes claras que criam uma atmosfera relaxante.