Stolarskais, de André Stolarski

Fonte Julliana Bauer

Quando designers levam jeito para escritores, coisas incríveis acontecem. O livro Stolarskais, de André Stolarski, traz 113 dos 172 haicais que o designer publicou em sua conta no Instagram entre janeiro e agosto de 2013. A inspiração para os poemas surgiu após André ser presenteado com o livro Hai-Kais, de Millôr Fernandes. Como resultado, o conjunto de pequenos textos sutis e bem humorados trata de temas como o cotidiano, o sexo e o trabalho.

Publicado pela Cosac Naify, o livro vem em um formato não convencional: a capa, na verdade, tem ares de envelope. Impresso em papel greasepel, as páginas são translúcidas e, ao virá-las, o leitor já consegue ver a “sombra” do próximo haicai. Todas essas características, somadas aos apenas 165mm x 115mm de dimensão do livro, realçam a delicadeza da obra poética do autor.

Stolarski morreu no final de agosto em decorrência de complicações de um tratamento contra o câncer. Formado em arquitetura, ele atuou na área visual, tendo trabalhado como professor, editor e curador. Foi também diretor da área de design do MAM e, em 2010, assumiu a coordenação do núcleo de comunicação da Fundação Bienal. De leitura rápida, Stolarskais reúne haicais extremamente tocantes até para quem nunca conheceu o autor.

 

 

photo (1)

photo (2)

photo (3)

photo (5) - Cópia

photo (6)

photo

 

Título: Stolarskais
Autor: André Stolarski
Editora: Cosac Naify
Edição: 1
Ano: 2013
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 224 páginas
Dimensões: 165mm x 115mm

 

O DesignBrasil agora tem um espaço para livros sobre design ou de autoria de designers. Para sugerir livros que você quer ver por aqui, made um e-mail para [email protected]

Veja também