Top XXI Prêmio Design Brasil 2016 anuncia vencedores da quarta edição

O Top XXI Prêmio Design Brasil 2016 chegou à sua última etapa: a consagração dos vencedores. O anúncio de quem levou o troféu em cada uma das 12 categorias, além de três destaques especiais, foi feito na noite da última quinta-feira, dia 23, em cerimônia no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio. O evento contou com a presença dos finalistas premiados, além dos principais profissionais da área, autoridades e personalidades do meio cultural.

Para o diretor do Top XXI, Cristiano Barata, esta edição vai além da premiação e mostra uma produção que caminha firme para a maturidade: “Especialmente na abordagem criativa, na diversidade de caminhos e na ampliação dos campos de atuação. Revela uma geração de profissionais que compreendeu que também cabe a eles buscarem os meios para levar suas criações ao mercado e mostrar seu valor. Criar é, afinal, empreender”, pontua.

Entre os destaques deste ano, estão as categorias “Profissional” e “Novos Talentos”, nas quais Edson Matsuo, diretor de Gestão de Design da Grendene, e o Estúdio paranaense “Furf Design” foram os grandes vencedores. Já em “Mobiliário”, Jader Almeida, com sua cadeira “Clad”, foi o vencedor e em “Iluminação”, Claudia Moreira Salles, com sua linha de luminárias “Sinfonia Fina”, de design minimalista, combinando madeiras nobres com um metal raro e de características especiais, o nióbio. Na categoria “Equipamento Doméstico”, o “Filtro Gonzaga”, uma releitura da tradicional peça de barro, criado por Gabriel Leal e Nathália Heinen, foi o contemplado.

“O melhor prêmio é estar no mercado”, brinca Matsuo, que acrescenta: “Fiquei feliz em ser indicado. Você não faz o produto para ganhar troféu, mas é muito gostoso esse reconhecimento”. Para ele, cuja trajetória é marcada por vários sucessos nas marcas Ipanema, Melissa e Grandene, o segredo é nunca perder a inquietude para criar: “O design deve ser de conexão, não de objetos, mas de pessoas. Esse é o processo colaborativo e seu papel é facilitar, integrar, colaborar e imprimir velocidade”.

Um produto muito interessante levou o troféu “Sustentabilidade”, com a bicicleta feita a partir de plástico reciclado, criação de Juan Muzzi, uruguaio, naturalizado brasileiro. O Top XXI Prêmio Design Brasil 2016 apresentou, ainda, três “destaques especiais”, premiando trabalhos relacionados aos Jogos Olímpicos Rio 2016, como a tocha olímpica, criada pela empresa Chelles & Hayasshi, de São Paulo, e a marca dos Jogos Paralímpicos, projeto da Tátil, consagrada empresa carioca de design.

O outro prêmio especial foi para a marca comemorativa Rio 450, concebida pela Crama Design Estratégico, a partir do conceito de uso livre. “Primeiro, focamos nas pessoas. Depois, chegou-se ao símbolo. Ter uma marca que já é sucesso e ser reconhecido pelo mercado é a consagração final”, conta Ricardo Leite, sócio-fundador CEO da agência.

O troféu TOP XXI é uma estatueta criada pelos famosos Irmãos Campana, a partir de bonequinhas de pano produzidas artesanalmente pela comunidade de Esperança, na Paraíba, e que passam por um processo de metalização desenvolvido pelo Estúdio Campana. O prêmio é realizado pela revista Arc Design, com patrocínio da TOK&STOK e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

“Queremos o design útil e necessário, belo, amigo do homem e do planeta”, finaliza Maria Helena Estrada, diretora da ARC Design.

  • Promoção do Design Brasileiro - Centro Brasil Design

VENCEDORES TOP XXI PRÊMIO DESIGN BRASIL 2016

CATEGORIA MOBILIÁRIO: Jader Almeida (Cadeira Clad)

CATEGORIA ILUMINAÇÃO: Claudia Moreira Salles (Sintonia Fina)

CATEGORIA EQUIPAMENTO DOMÉSTICO: Gabriel Leal e Nathalia Heinen (Filtro Gonzaga)

CATEGORIA ACESSÓRIO DE USO PESSOAL: Questto|Nó (Sapatilhas So.Si)

CATEGORIA EMBALAGEM: Núcleo de Design Inhotim(Botanic Line Packaging)

CATEGORIA SUSTENTABILIDADE: Juan Muzzi (MuzziCycle)

CATEGORIA INOVAÇÃO: Equipe Melissa (Melissa One by One)

CATEGORIA BRANDING: Ana Couto Branding e Design (case Rio Galeão)

CATEGORIA AMBIENTE: Estúdio Guto Requena(Bar Interativo – Casa Cor 2015)

CATEGORIA NOVOS TALENTOS: Furf Design Studio

CATEGORIA DESTAQUE PROFISSIONAL: Edson Matsuo

CATEGORIA PROMOÇÃO DO DESIGN BRASILEIRO: Centro Brasil Design