Top XXI Prêmio Design Brasil chega à quarta edição

Com foco nos rumos e abrangência do design brasileiro, o prêmio tem como objetivo reconhecer e valorizar os profissionais e empresas do mercado nacional, fortalecendo o design brasileiro e ampliando sua visibilidade.

Nesse prêmio, não são apenas profissionais ligados ao design que avaliam os trabalhos. O público pode participar com o voto popular. “É fundamental pessoas que não são designers avaliarem design. O design é pensado para as pessoas, para servir e atender suas necessidades. Além disto, há o lado educativo. Ao reconhecerem o valor de bons produtos, serviços e empresas, indicando e votando para a premiação, percebem a contribuição do design, beneficiando todo o setor e valorizando nossos profissionais. Esperamos que a participação do público possa crescer a cada ano”, afirma Cristiano Barata, da Arc Design, organizadora do prêmio.

Concorrem ao Top XXI Prêmio Design Brasil 2016 os profissionais e empresas, seguindo as diferentes categorias de premiação. O critério essencial é que os projetos sejam de criação brasileira e que tenham sido lançados no mercado nos últimos três anos.

O processo de seleção e julgamento envolve três fases:

Inicialmente, Arc Design reúne indicações de leitores, profissionais e entidades parceiras do Prêmio para compor o universo concorrente nas diferentes categorias. INDIQUE AQUI

Na segunda fase, são selecionados como finalistas três concorrentes em cada categoria. Esta seleção é realizada por especialistas e membros de entidades representativas de cada segmento, com coordenação da equipe de Arc Design.

Por fim, estes finalistas são avaliados pelo Júri Técnico e pelo processo do Voto Popular. O Júri Técnico é formado por 15 profissionais de reconhecida competência e destaque em suas respectivas áreas de atuação. Os concorrentes também serão avaliados no voto popular, pela internet, que terá peso 3 na apuração do resultado. A partir da divulgação dos finalistas selecionados (30/04/2016) o sistema de votação estará aberto e será amplamente divulgado, recebendo a participação de todos os interessados até 20/05/2016.

Os vencedores são definidos considerando-se a votação do Júri (com peso 7) e do Voto Popular (com peso 3).

A cerimônia de apresentação e premiação dos vencedores será realizada dia 23 de junho, no Rio de Janeiro, com um grande evento para homenagear a todos que fazem o design do Brasil.

O Prêmio consolida-se, a cada edição, como um selo de qualidade que valoriza os produtos, os profissionais e as empresas contempladas. Também segue ampliando sua abrangência, com novas categorias de premiação e permitindo a participação de todo o mercado, de forma simples e sem custo.

Os vencedores das diversas categorias não vão levar apenas um troféu pra casa, levarão uma estatueta com assinatura do estúdio Campana. Criados a partir dos bonequinhos de pano produzidos pela comunidade de Esperança, na Paraíba, cada troféu é uma peça única, já que são feitos artesanalmente e passam pelo processo de metalização desenvolvido pelos irmãos Campana. Uma perfeita união da raiz artesanal com o trabalho dos designers.

Troféu TOP XXI, criação dos designers Fernando e Humberto Campana

Troféu TOP XXI, criação dos designers Fernando e Humberto Campana