]TPC10[ teve temáticas variadas e grande número de participantes

Paola Jacomél, especial para o DesignBrasil

 

 

O encontro internacional de tipografia aconteceu de 19 a 25 de março em São Paulo, com a intenção de celebrar os 10 anos do Tipocracia. Projeto educativo voltado para a promoção da cultura tipográfica no Brasil, que já envolveu mais de duas mil pessoas em 135 cursos realizados no Brasil e no exterior.

O evento contou com um grande número de participantes focados na área da tipografia. Durante as palestras e as mediações, os temas variaram bastante, com explorações de técnicas antigas usada na criação de tipos, a tipografia digital, processos criativos etc.

 

Nick Sherman, por exemplo, abordou bastante o desenvolvimento de tipos móveis de madeira, resgatando alguns processos que muitas vezes acabam se perdendo ao longo do tempo. Falou um pouco também da sua relação com a tipografia digital. Além de apresentar alguns projetos que estão sendo desenvolvidos em parceria com o Hamilton Wood Type and Printing Museum, para preservar e manter algumas técnicas.

 

O evento ainda contou com a presença de Elesbão e Haroldinho que apesar de atualmente trabalharem muito com vídeos, tiveram uma trajetória curiosa no início da carreira com a revista Design de Bolso e com uma atuação na criação de fontes bastante inusitadas. 

Assim, o evento teve uma repercussão bastante positiva e contou com uma agenda bastante completa, incluindo ainda workshops, além de profissionais dos Estados Unidos, Holanda, México, Tchecoslováquia, Argentina e de diversas cidades do Brasil.

Veja também