Veículo 4X4 brasileiro é comparado a modelos das marcas Jeep e Land Rover pelo design e inovação

“Um SUV [sport utility vehicle] brasileiro pode tomar o lugar do Jeep Wrangler?” – foi a pergunta trazida por uma matéria de 2008 da revista norte-americana Business Week. O design e a inovação do Stark 4WD Diesel, um 4×4 off-road, dizem que sim.

Uma criação totalmente brasileira, da empresa Tecnologia Automotiva Catarinense (TAC) em parceria com o escritório Questto Design, o veículo começou a ser gerado em 2002, sem objetivos comerciais. O propósito, segundo o sócio-diretor da Questto Levi Girardi, era formatar um projeto de incentivo ao setor automobilístico, pouco tradicional no estado de Santa Catarina.

A boa aceitação da iniciativa, porém, conduziu sua redefinição em 2004, com a proposta de atingir o mercado. O veículo obteve aprovação de design acima de 90% nos Salões do Automóvel de 2006 e 2008, bem como faturou prêmios internacionais de destaque, como o Industrial Design Excellence Award (Idea). Segundo reportagem publicada pelo portal Exame.com, até hoje, o Stark teve apenas 60 unidades produzidas, mas para 2011, a fabricante anunciou que deve colocar no mercado mais 800, uma média de 66 por mês.

Confira a matéria completa no http://portalexame.abril.com.br/inovacao/noticias/segredo-4×4-100-brasileiro-esta-design-571309.html.

 

Tags:

Veja também

1 Comentário

  1. Maximo Vanderson de Souza Leite disse:

    Gostaria de saber melhor sobre o veiculo, tenho uma frontier e pretendo trocar…..

  2. Maximo Vanderson de Souza Leite disse:

    Gostaria de saber melhor sobre o veiculo, tenho uma frontier e pretendo trocar…..