Veja os vencedores do Prêmio Tok&Stok de Design Universitário

Foi com festa na Tok&Stok Pinheiros, em São Paulo, que a edição do Prêmio Tok&Stok de Design Universitário que tinha como desafio conectar o mobiliário residencial a gadgets foi encerrada. Direcionado a estudantes de arquitetura, design de interiores e de produto, ele consagrou três vencedores e uma menção honrosa em um evento sob o comando do arquiteto e apresentador Mauricio Arruda.

Prêmio Tok&Stok

Conectar o mobiliário residencial às novas necessidades criadas pela tecnologia foi o desafio da edição deste ano. Para julgar os projetos foram convidados Régis Dubrule (sócio fundador da Tok&Stok), Ademir Bueno (Gerente de Design e Tendências Tok&Stok), Edson Coutinho (Gerente de tendências da Tok&Stok), Guto Requena (Arquiteto e Designer) e André Braga (Designer Digital).

Sobre os vencedores

Nesta 11ª edição foram 933 estudantes inscritos, de 137 universidades espalhadas por 19 estados do Brasil. Concorrida, ela reuniu 16 finalistas selecionados dentre 86 projetos enviados para chegar a três vencedores e uma menção honrosa:

1º lugar

Luiz Antonio Pessatte Azzolino | Deck_Up

Orientador: Marcelo Kammer
Instituição: Centro Universitário Belas Artes

1 Lugar prêmio Tok&Stok

1 Lugar prêmio Tok&Stok

Com design minimalista e lúdico, o projeto vencedor tem dupla função: ser um cabideiro com display interativo customizável. Produzido com LEDs e uma placa de Arduino (plataforma de prototipagem eletrônica que permite a automação robótica), o display permite que o usuário crie e compartilhe mensagens, animações ou informações diversas via Wifi, Bluetooth ou USB.

2º lugar

Eduardo Babo Correia Pinto | Echo

Orientador: Gerson Lessa
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro

2 Lugar prêmio Tok&Stok
2 Lugar prêmio Tok&Stok
2 Lugar prêmio Tok&Stok

O criado-mudo Echo tem como diferencial o amplificador na parte superior que utiliza da acústica natural da madeira para transformar o móvel em uma caixa de som. Além disso, possui um compartimento para conectar uma tomada ou USB e carregar seu celular.

3º lugar

Franco Duilio Chimento | teka

Orientador: Glaucinei Rodrigues Correa
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais

2 Lugar prêmio Tok&Stok
2 Lugar prêmio Tok&Stok
2 Lugar prêmio Tok&Stok

Partindo da tendência dos jardins verticais e das hortas dentro de casa, os módulos possuem design jovem e modular e uma estrutura tecnológica composta por sensores e luzes de LED que, combinadas com um aplicativo, monitoram o crescimento das plantas.

Menção Honrosa: Caique Guerra de Oliveira | teka

Orientador: Claudio Roberto Y Goia
Instituição: Universidade Estadual Paulista

2 Lugar prêmio Tok&Stok
2 Lugar prêmio Tok&Stok
2 Lugar prêmio Tok&Stok

Uma releitura da mesa de telefone, o móvel propõe um design jovem e alegre para esconder roteadores e modens de internet de forma que o sinal não seja prejudicado. Possui um compartimento posterior para esconder fios, além de cortes no tampo para liberar a antena e otimizar o sinal de internet.

Veja a galeria de fotos do evento

Próximo desafio

Para a 12ª edição do Prêmio foi escolhido um tema que celebra os 40 anos de Tok&Stok e seu conceito revolucionário aplicado na inauguração da sua primeira loja: a Pronta Retirada.

O desafio é criar um móvel desmontável e de fácil montagem, que possua embalagem com os mesmos parâmetros para facilitar seu transporte pelo próprio cliente. O início das inscrições está previsto para maio de 2017.