Vem aí a Semana D

Quando o assunto é design, Curitiba pode ser considerada uma cidade pioneira. Em 1990 a cidade abrigou a primeira Bienal Brasileira do Design e o primeiro Encontro Nacional dos Estudantes do Design – Ndesign. Em 2010, Curitiba voltou a ser sede nacional do design ao receber novamente a Bienal Brasileira de Design com cerca de 350.000 visitantes e a vigésima edição do e o Ndesign com a participação de 5.000 alunos. Agora pretende tornar-se referência nacional promovendo a Semana D, evento anual idealizado pela ProDesign>pr e pelo Centro de Design Paraná.

A Semana D, que acontece entre 2 e 8 de outubro, vai trazer para a capital paranaense palestras, debates, exposições e workshops que vão mostrar a importância do design em nossas vidas. Da disseminação de boas práticas, passando pelas questões relacionadas à sustentabilidade – tema de grande importância na atualidade –, até o uso do design como ferramenta de comunicação para o 3º setor, a Semana D busca fazer com que a sociedade ‘pense e aja design’.

Segundo o presidente da ProDesign>pr, Tulio Filho, o evento tem ambições de tornar-se um verdadeiro festival de design. “Queremos que instituições e a sociedade se apropriem do evento, gerando conteúdo e negócios para nosso estado, discutindo e promovendo a excelência do design”, afirma.

Ana Brum, coordenadora de projetos do Centro de Design Paraná, concorda: “Semanas de design já acontecem no mundo todo, e pretendemos atrair uma série de iniciativas em design para movimentar e incentivar a indústria, o comércio, e a sociedade a perceber o design”.

A Semana conta com a colaboração do C2i – Centro Internacional de Inovação, Fnac, F9 Identidade Visual, Gráfica Exklusiva, Instituto GRPCOM, Masisa do Brasil, NEX Coworking, PUCPR, Senai + Design, Shopping Palladium, UFPR, UniCuritiba e Universidade Positivo.

A abertura da Semana D acontece com a 2ª Expo ProDesign>pr, exposição dos designers associados que este ano será temática. Em uma parceria da ProDesign>pr, Instituto GRPCOM e Shopping Palladium, mais de 20 instituições beneficentes serão atendidas por projetos de design. É o papel social do design. Os designers adotaram as ONGs e Associações indicadas pelo Instituto GRPCOM, com projetos nas áreas de design gráfico, de produto e de interior. O resultado poderá ser visto a partir do dia 2 de outubro, às 18 horas, no piso L3 do Shopping Palladium. Junto aos projetos inéditos, mais 30 designers mostrarão trabalhos já desenvolvidos para o 3º setor. A exposição fica até o dia 8.Mais quatro exposições vão acontecer na Semana D: no Cietep, o Senai + Design organiza a Mostra de produtos desenvolvidos pela instituição para empresas de Curitiba, Arapongas, Londrina e Maringá, que visa demonstrar a importância do design como diferencial competitivo. Na Sala Arte, Design & CIA (Edifício D. Pedro I) da Reitoria da UFPR, acontece de 3 a 22 de outubro a Exposição Ilustração e Design, que mostrará os trabalhos do Laboratório de Ilustração da UFPR. A exposição busca dar visibilidade para a ilustração como processo do design, promovendo jovens ilustradores e debatendo as relações entre ilustração e design. Nos dias 5 e 12 de outubro, vão acontecer bate-papos com ilustradores, e visitas monitoradas podem ser realizadas de 4 a 15 de outubro.

De 2 a 8 de outubro, na Fnac Curitiba, a ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores) Regional Paraná mostra trabalhos de seus associados. E na Universidade Positivo, a Masisa do Brasil realiza a Mostra Melamina: Processo Criativo – que fica exposta entre 3 e 12 de outubro.

No dia 4 de outubro começa a série de debates da Semana D: o primeiro, organizado pelo Núcleo de Sustentabilidade da UFPR, vai abordar o tema “Inovação e Sustentabilidade”, debatendo teoria e casos de sustentabilidade, com ênfase em suas implicações em inovação. O debate acontece às 14 horas no Auditório 800 do Edifício D. Pedro I (Reitoria da UFPR).

No Auditório Gregor Mendel da PUCPR, no dia 5 de outubro às 19 horas acontece o Papo D, mesa-redonda organizada pela ProDesign>pr que pretende uma reflexão sobre qual é o papel do designer na atualidade. Por conta do espaço que o design e o designer vêm ganhando, as rivalidades entre o design e outras áreas têm aumentado. Ao mesmo tempo, cada vez mais são realizados projetos conjuntos envolvendo diversas áreas – recentes trabalhos premiados no Festival de Criatividade de Cannes tinham em suas equipes designers, publicitários, antropólogos e profissionais de cinema e tecnologia da informação.

No dia 7, às 19h30 na Fnac Curitiba, acontece mais uma edição do Papo D, e desta vez, o debate pretende responder a uma pergunta: “Os profissionais e empresas de design estão realmente preparados para desenvolver soluções sustentáveis?”. A mesa-redonda, organizada pela ProDesign>pr, em parceria com a Fnac Curitiba e a UniCuritiba, terá como mediador Naotake Fukushima, da Nexo Design – diretor executivo da ProDesign>pr – e contará com a participação de profissionais de renome como Maristela Ono, Christian Ullmann, Emersom Camargo, Jairo da Costa Jr. e Nelson Smythe. O tema promete bastante discussão. Nunca o termo sustentabilidade foi tão difundido. Hoje empresas e principalmente, consumidores já conseguem identificar o valor que a sustentabilidade confere a produtos e marcas. Mas será que este movimento de busca pelo sustentável possui amparo e base nas instituições de ensino e nas empresas de design? E como indústria, comércio e serviços estão pensando a sustentabilidade?

Também no dia 7, a partir das 14 horas no UniCuritiba, acontece o “Workshop em Design Sustentável com Christian Ullmann” – uma oficina de pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos cuja atuação se dá através da valorização dos recursos naturais, da cultura tradicional local, das técnicas artesanais e que, além desse trabalho, também promove a divulgação desses conceitos. A oficina será ministrada por Christian Ullmann e é organizada pelo UniCuritiba.

A Semana D também vai contar com palestras: no dia 4 de outubro, às 18h30, no Auditório 800 do Edifício D. Pedro I (Reitoria da UFPR), a ProDesign>pr e o Instituto GRPCOM promovem a palestra “Estratégias de design e comunicação para o 3º setor”.

No dia 6 às 10h30, o Centro de Design Paraná e o C2i – Centro Internacional de Inovação – trazem para Curitiba a palestra internacional “Design to Business: Senz° Umbrella”. Exclusiva para empresários, a palestra conta o case da empresa holandesa Senz° que criou um guarda-chuva que suporta ventos de até 100 km/h sem virar do avesso. A empresa foi criada a partir da inovação e design de um produto. O Design to Business acontece na Sala de Convenção do CIETEP/FIEP.

Também no dia 6, mas às 19h30, os holandeses da Senz° voltam para uma palestra, desta vez voltada para estudantes que acontecerá na Universidade Positivo.

Ao longo da semana vão acontecer mais workshops e oficinas. A Universidade Positivo, em parceria com a Masisa promove, de 4 a 6 de outubro, três oficinas “Desenvolvimento de Design”. O objetivo das oficinas é mostrar aos estudantes do Ensino Médio de que maneira o designer desenvolve seu trabalho, realizando dinâmicas que envolvam criatividade, raciocínio lógico, percepção visual e raciocínio projetual.

Pensar como um designer pensaria: esta é a proposta do Workshop Inovação na Prática + Design Thinking, que acontece nos dias 6 e 7 na NEX Coworking e que vai trazer pela primeira vez a Curitiba os consultores Maria Augusta Orofino e Maurício Manhães. O evento, que já aconteceu em Santa Catarina e São Paulo, trata da utilização da lógica do design como forma prática de buscar a inovação.

E no dia 7, no Laboratório de Criatividade do C2i, CIETEP/FIEP o C2i promove a Oficina InoValor. Associando o valor percebido pelo usuário em relação a um produto e as limitações do processo produtivo da empresa são empregadas técnicas na busca de soluções inovadoras, que possibilitam criar vantagem competitiva. A oficina é voltada para profissionais de design, de engenharia, marketing e de desenvolvimento de produtos.

Para encerrar a Semana D, no dia 8, a partir das 12 horas, acontece o primeiro Cozinha da Pro, evento de encontro dos profissionais de design. A ação ainda não possui local confirmado mas o prato já está confirmado: feijoada.

Semana D

 

PROGRAMAÇÃO: SEMANA D

(Você pode conferir a programação da Semana D também no Google Agenda, neste link)

2ª Expo ProDesign>prExposição de trabalhos dos associados da ProDesign>pr em parceria com o Instituto GRPCOM Data: 2 a 8 de outubro – Abertura no dia 2 às 18h. Horário: Segunda a sexta das 11 às 23h e Sábado das 10 às 23h Local: Shopping Palladium – Piso L3Entrada Franca Mais informações: www.prodesign.com.br

Exposição ABD Exposição de associados da ABD Regional Paraná Data: 2 a 8 de outubro Horário: 10 às 22h Local: Fnac Curitiba – Shopping Barigui – Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600Entrada Franca Mais informações: [email protected]

Mostra Produtos Senai + Design Exposição de produtos desenvolvidos pela instituição para empresas de Curitiba, Arapongas, Londrina e Maringá Data: 2 a 8 de outubro Horário: 8 às 18 h Local: Sala de exposições Senai + Design – Av. Comendador Franco, 1341 – CIETEPEntrada Franca Mais informações: 41 3271-7553 ou  [email protected]

Mostra Melamina: Processo Criativo Data: 3 a 12 de outubro Horário: 8 às 21 h Local: Universidade Positivo Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Bloco Vermelho – Térreo e 1º andarEntrada franca Mais informações: 41 3219-1984 ou [email protected]        

Exposição Ilustração e DesignExposição dos trabalhos do Laboratório de Ilustração da UFPRData: 3 a 22 de outubro – Abertura no dia 5 às 18h30Horário: 8 às 12h e 14 às 21hLocal: Sala Arte, Design & CIA – Rua General Carneiro, 460 – Hall do Edifício D. Pedro I – UFPREntrada FrancaMais informações: [email protected] e [email protected]

Debate Inovação e SustentabilidadeTeoria e casos de sustentabilidade, enfatizando suas implicações em inovação Data: 4 de outubro Horário: 14 às 17 h Local: Auditório 800 – Edifício D. Pedro I – Reitoria – UFPREntrada Franca Mais informações: [email protected]Oficinas Desenvolvimento de DesignOficinas teórico-práticas com objetivo de mostrar aos jovens de Ensino Médio de que forma o designer desenvolve seu trabalho Data: 4 a 6 de outubro Horário: 14h30 às 17h30 Local: Oficina de Design – Bloco do Bosque – Universidade Positivo Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300Entrada franca Mais informações: 41 3317-3036 /[email protected] e [email protected]Palestra Estratégias de Design e Comunicação para o 3º SetorComo as instituições de 3º setor podem utilizar melhor as ferramentas de design e comunicação Data: 4 de outubro Horário: 18h30 Local: Auditório 800 – Edifício D. Pedro I – Reitoria – UFPREntrada: 1 kg de alimento não perecível

Bate-papo: Ilustração e Design com IlustradoresSaiba mais como ilustrar e criarData: 5 e 12 de outubroHorário: 18h30Local: Auditório 800 – Edifício D. Pedro I – Reitoria – UFPREntrada francaMais informações: [email protected] e [email protected] 

Papo D: uma reflexão sobre o papel do designerDebate sobre a profissão do designer Data: 5 de outubro Horário: 19h Local: Auditório Gregor Mendel – CCBS – Bloco VERDE – PUCPR Campus CuritibaEntrada: R$ 5,00 (Alunos da PUCPR e sócios da ProDesign>pr têm entrada franca)Mais informações: www.prodesignpr.com.br Workshop Inovação na Prática + Design ThinkingSessão de inovação na prática com foco no desenvolvimento da percepção, geração e execução da dinâmica necessária à inovação Data: 6 e 7 de outubro Horário: 8 às 19h Local: NEX Coworking – Rua Comendador Araújo, 534B I 2º andar – Batel – Curitiba – ParanáInvestimento: R$ 1.040,00. Sócios da Prodesign>pr pagam R$ 890,00 Mais informações: 41 3023-7061/[email protected]

Design to Business: Senz° UmbrellaPalestra internacional exclusiva para empresário com o case da empresa Senz° Umbrella Data: 6 de outubro Horário: 10h30 Local: Sala de Convenção CIETEP/FIEP – Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico – Curitiba – PRInvestimento: R$ 60,00 Mais informações: 41 3018-7332/[email protected]

Design to Business: Senz° UmbrellaPalestra internacional para estudantesData: 6 de outubroHorário: 19h30Local: Universidade Positivo – Auditório 1 – Bloco Vermelho – Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300Entrada Franca Mais informações: 41 3018-7332/[email protected]

Oficina InovalorSoluções inovadoras a fim de criar vantagem competitiva. Oficina voltada para profissionais de design, de engenharia, marketing e de desenvolvimento de produtosData: 7 de outubroHorário: 9h às 18hLocal: Laboratório de Criatividade do C2i – Av. Comendador Franco, 1341 – CIETEPInvestimento: R$ 120,00 (inscrições aqui)Mais informações: 41 3271-7401/[email protected]

Workshop em Design Sustentável com Christian UllmannData: 7 de outubro Horário: 14 às 17h Local: UniCuritiba (Centro Universitário Curitiba) – Rua Chile, 1678Investimento: R$ 10,00 Mais informações: 41 3213-8795/[email protected]

Papo D: Design e SustentabilidadeOs profissionais e empresas de design estão realmente preparados para desenvolver soluções sustentáveis? Data: 7 de outubro Horário: 19h30 Local: Fnac Curitiba – Shopping Barigui – Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300Entrada Franca Mais informações: www.prodesignpr.com.br

Cozinha da ProEncontro de profissionais de design regado a feijoada Data: 8 de outubro Horário: a partir das 12 horas Local: a confirmar Mais informações: www.prodesignpr.com.br

logos