Versão curitibana da Feira na Rosenbaum reunirá grandes nomes do design e índios Caiapós

Fonte Gazeta do Povo

Curitiba já é referência em design. Mas tem mais um motivo para comemorar. Depois de passar por São Paulo, Goiânia e Rio de Janeiro ao longo de cinco anos, a capital paranaense recebe pela primeira vez uma versão local da Feira na Rosenbaum, um dos eventos mais populares e importantes do cenário nacional do design autoral brasileiro. Batizada de Ôda Design Club + Feira na Rosenbaum, a feira acontece entre os dias 6 a 8 de outubro no aquário do Museu Oscar Niemeyer (MON), das 10h às 20h.

ESTUDIO BOITATA

Serão 60 marcas expositoras, entre talentos locais, nomes em ascensão e referências nacionais, que estarão presentes no evento para interagir diretamente com os consumidores. A curadoria é de Ticiana Martinez, da Ôda, e Cris Rosenbaum, da Feira na Rosenbaum, as idealizadoras do evento. Também estarão presentes as ceramistas Nicole Toldi e Heloisa Galvão, duas figuras de peso do design autoral brasileiro.

O evento, que conta com apoio de HAUS, do Curitiba Cool e do empreendimento imobiliário Arbo Cabral, que terá paisagismo de Burle Marx, trará ainda índios Caiapós do Instituto Kabu, que farão pinturas corporais nos interessados e irão comercializar pulseiras feitas artesanalmente.

E o visitante ainda poderá conhecer diversas faces da gastronomia paranaense, com as chefs Manu Buffara e Gabriela Carvalho, do Quintana, o Coletivo Alimentar, Gastromotiva (projeto nacional que trabalha com a capacitação e a disseminação da gastronomia social), Rause Café & Vinho e Cervejaria Bodebrown. A curadoria é da blogueira do Bom Gourmet Jussara Voss.

A Solo Arquitetos assinará a ambientação do evento e o Espaço Verde ficará responsável pelo paisagismo urban jungle. O Cabify fará promoções exclusivas e o DJ Fefo trará o melhor dos sons brasileiros.

feira-na-rosenbaum-curitiba-oda-design (4)

A parceria entre Ôda e Feira na Rosenbaum foi firmada de maneira natural, pois ambas nasceram para valorizar e lançar artistas e designers locais que tinham pouco ou nenhum espaço para expor e vender seus produtos. O que torna o evento uma parada obrigatória.

“O design genuinamente brasileiro não estava sendo bem explorado em Curitiba”, avalia Ticiana, uma das idealizadoras da feira em Curitiba. “A ideia é trazer o evento anualmente para a cidade. O produto que a gente leva para casa é muito especial, faz parte de uma escolha pessoal, tem uma história por trás de cada técnica, que encanta quem quer a peça faça parte do seu templo sagrado, que é a casa”, sentencia.

21686179_1484476471646217_4093645903469570055_n

“A Feira na Rosenbaum tem uma curadoria forte. A primeira que eu fiz achei muito interessante em expor os produtos de todos os artistas de forma misturada. Era uma delícia! Eram muitas coisas novas e cada cantinho conversava os objetos entre si. Não era apenas o espaço: sempre existiu uma conexão entre os expositores e uma narrativa visual na feira – a criação de uma atmosfera. Criamos uma rede entre os expositores, onde um dá apoio ao outro, cuida do espaço do outro. Uma energia muito boa, de fazer juntos”, conta conta a joalheira Thais Costa, expositora da feira há 3 anos.

FOUTA HERITAGE2

Confira as marcas que fazem parte da Ôda Design Club + Feira na Rosenbaum

-Estúdio Boitatá

-Spiral Cerâmicas

-P. Cerâmicas

-Bruno Romã

-Alma Objetos Cerâmicos

-Florista Viajante

-Verdólatras

-Crânios Cabeludos por Ana Penso

-Estúdio Guria Marcenaria

-Diesko

-WoodSkull

-Wet&Wood

-Estúdio Cruzeta

-Carmine, Cannelle

-Leonardo Sokolovicz

-RLass Estamparia

-Guilherme Figueiredo

-Renata McCartney

-Gennuina

-Rocio Canvas

-Crua Design

-Fouta Heritage

-Mamanube Luminárias

-Noiga

-Francesca Córdova

-Bruna Bomfim

-Yê

-Studio Creme

-Oslo Design

-Nicole Toldi

-Heloisa Galvão

-Jana Favoreto

-Paula Marques

-Marcelo Novaes

-Greta Atelier

-Fina Oficina

-Jess Vidal

-DB Bradley

-Luiza Dias 111

-Janice Perez

-Greghi Design e Oryba Brasil

-Paola Muller

-Casa Violeta

-Luiza Caldari

-Camaleonte

-Arte Tribal

-A Menor Loja do Mundo

-Bianca Barbato

-Andréa Simioni

-Toco

-O Designer Artesão

-Collab L2

-M.O.A Estúdio

-Gabriel Ribeiro

-Stela Miazzi

-Saboaria Brasil

-J541a

-Sta Galante

-PP Acessórios

-Laura Pereira

-Catarina Mina+FIA