Você já teve algum celular da Nokia? Confira alguns modelos emblemáticos da história da marca

A divisão de celulares da Nokia acaba de ser comprada pela Microsoft por 7,2 bilhões de dólares. A empresa finlandesa liderou o mercado de celulares durante anos e foi responsável por muitos avanços tecnológicos importantes. Confira alguns de seus produtos mais emblemáticos:

 

1994 — Nokia 2110

O Nokia 2110 foi o primeiro celular de sucesso capaz de enviar e receber mensagens de texto. Além de popularizar o SMS, ele foi o primeiro a trazer, como ringtone, a conhecida musiquinha da Nokia (um trecho de “Gran Vals”, do compositor espanhol Francisco Tárrega). Era, ainda, menor e muito mais leve que seus antecessores.

 

 

2000 — Nokia 3310

Desenvolvido pela unidade dinamarquesa da Nokia, o 3310 foi um dos celulares de segunda geração mais bem sucedidos, com 126 milhões de unidades vendidas. Capaz de trabalhar em redes GSM de 900 e de 1.800 MHz, foi um dos primeiros aparelhos multibandas. Essa característica facilitou o roaming internacional.

 

 

 

2002 –  Nokia 3510

O primeiro celular da marca com toques polifônicos.

 

 

2005 — Nokia N90

Ao longo de sua história, a Nokia desenvolveu muitos produtos com formatos incomuns. O N90, por exemplo, tinha duas telas, que podiam ser giradas. A câmera também era basculante, o que permitia deixar o smartphone com o aspecto de uma filmadora. O aparelho rodava o sistema Symbian, pesava 173 gramas e era um tanto grandalhão.

 

 

 

2007 — Nokia N95

O N95, lançado no mesmo ano em que o iPhone chegou às lojas, marcou o auge da liderança da Nokia no mercado de smartphones. Nele, a parte inferior podia deslizar sob a tela em duas direções, dando acesso ao teclado numérico ou aos controles de áudio. Tinha duas câmeras (a principal de 5 megapixels), GPS e conexão 3G (enquanto o primeiro iPhone era 2G apenas).

 

Confira mais modelos na matéria original, veiculada na revista Exame