Volkswagen tem novo chefe de design

Fonte Automotive Business
José Carlos Pavone é o novo chefe de design daVolkswagen para a América do Sul. O brasileiro de 38 anos assume o lugar de Luiz Alberto Veiga, que se aposenta após 40 anos na Volkswagen do Brasil. “Decidi ser designer quando li uma reportagem sobre o Veiga em 1991. Mandei uma carta para ele com um desenho de um carro que fiz. E ele respondeu!”, diz Pavone, que tinha 12 anos quando isso ocorreu.
“Dar continuidade ao trabalho da pessoa que me inspirou a ser designer é um desafio muito especial”, afirma o executivo. José Carlos Pavone entrou na VW do Brasil em 2002. Em 2004 foi trabalhar para a empresa na Alemanha. Em 2011 assumiu o centro de design da Califórnia, nos Estados Unidos, que desenvolve projetos para as 12 marcas do Grupo VW.

José Carlos Pavone desenhou o Passat vendido nos EUA e o Jetta lançado no Brasil em 2011

José Carlos Pavone

Entre os veículos que projetou ele destaca o Passat vendido nos Estados Unidos e o Jetta lançado no Brasil em 2011. José Carlos Pavone formou-se em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie e é irmão gêmeo de Marco Antonio Pavone, também designer, que atualmente trabalha na Volkswagen na Alemanha.

Luiz Alberto Veiga, 63 anos, tornou-se um dos designers mais respeitados do Brasil. Trabalhou em inúmeros projetos, entre eles o Gol “bolinha”, da segunda geração (veja aqui).

1 Comentário

  1. Alexandre disse:

    Boa noite Pavone, antes de mais nada, Parabens atrasado pelo novo posto dentro da VWBrasil.
    Quanto ao novo VW Polo 2018, está um belo veículo mas, pode ser um ponto simples que vou comentar mas que para mim tem seu significado negativo. Por que de colocar um acesso ao porta malas convencional, alterando o projeto europeu onde a abertura é pelo logo, muito mais moderno e bonito e ainda tendo a possibilidade de se colocar a camera de ré como é no Golf? Na minha opinião foi um retrocesso e desnecessária essa mudança. Fiquei decepcionado. Acho que a VWBrasil tinha que ouvir mais seus consumidores brasileiros, principalmente os comentários de leitores de tantas paginas e blogs do mundo automotivo. Afinal, a preocupação de empresas como a VW deveria ser a satisfação do consumidor. Abraços.