Volkswagen tem novo chefe de design

Fonte Automotive Business
José Carlos Pavone é o novo chefe de design daVolkswagen para a América do Sul. O brasileiro de 38 anos assume o lugar de Luiz Alberto Veiga, que se aposenta após 40 anos na Volkswagen do Brasil. “Decidi ser designer quando li uma reportagem sobre o Veiga em 1991. Mandei uma carta para ele com um desenho de um carro que fiz. E ele respondeu!”, diz Pavone, que tinha 12 anos quando isso ocorreu.
“Dar continuidade ao trabalho da pessoa que me inspirou a ser designer é um desafio muito especial”, afirma o executivo. José Carlos Pavone entrou na VW do Brasil em 2002. Em 2004 foi trabalhar para a empresa na Alemanha. Em 2011 assumiu o centro de design da Califórnia, nos Estados Unidos, que desenvolve projetos para as 12 marcas do Grupo VW.

José Carlos Pavone desenhou o Passat vendido nos EUA e o Jetta lançado no Brasil em 2011

José Carlos Pavone

Entre os veículos que projetou ele destaca o Passat vendido nos Estados Unidos e o Jetta lançado no Brasil em 2011. José Carlos Pavone formou-se em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie e é irmão gêmeo de Marco Antonio Pavone, também designer, que atualmente trabalha na Volkswagen na Alemanha.

Luiz Alberto Veiga, 63 anos, tornou-se um dos designers mais respeitados do Brasil. Trabalhou em inúmeros projetos, entre eles o Gol “bolinha”, da segunda geração (veja aqui).