VW revela vencedores do Talento Design

Fonte Automotive Business

A Volkswagen revelou os vencedores da 17ª edição do Talento Design 2015, concurso voltado a estudantes de desenho industrial. O tema deste ano, Recortes do Brasil, propôs o desenvolvimento de um meio de transporte para o ano de 2025 que possa enfrentar os caminhos e atender às diversas necessidades do Brasil.

O concurso premia duas categorias, Shape Design e Color&Trim. Os autores dos três melhores trabalhos inscritos na primeira categoria e o melhor da segunda farão estágio remunerado de um ano na área de design da VW do Brasil, na fábrica Anchieta.

O concurso é realizado desde 1998. Após as inscrições e apresentação dos trabalhos, os universitários têm seus projetos avaliados pela equipe de designers da VW do Brasil. Nas fases seguintes ocorrem prova de aptidão, dinâmica, entrevista e apresentação do trabalho final, com defesa perante a banca.

Shape Design é a área que desenvolve novos conceitos estéticos (externos e internos), aliando-os diretamente com sua funcionalidade e à integração com os anseios do consumidor. O primeiro lugar foi para Gabriel Tomio Zonta, 21 anos, estudante de Design do Produto na PUC Curitiba (PR).

Ele apresentou o projeto Volkswagen Wide, que propõe um veículo anfíbio 100% elétrico projetado para circular pelo Pantanal Mato-Grossense. Tem grandes rodas inspiradas em “rodas de pás” de embarcações típicas da região, que vão bem em terrenos alagados ou com vegetação rasteira.

A segunda colocação foi para Felipe de Oliveira Mazzêo, 29 anos, estudante de Design do Produto na Universidade Positivo, de Curitiba (PR). O terceiro ficou com Michel Pereira Dias, de 23 anos, estudante de Design de Produto da FMU, de São Paulo (SP). A categoria de Color&Trim (design de acabamentos) foi vencida por Lucas Cassim Caires, 20 anos, estudante de Design de Produto do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul (SP). Os profissionais de Color&Trim cuidam especialmente de potencializar a inter-relação de usuário e automóvel. Desenvolvem cores e acabamentos externos e internos, elaboram figurinos para bancos, revestimentos, logotipos, apliques gráficos e texturas para diferentes superfícies.

Gabriel Tomio Zonta é estudante de Design do Produto na PUC de Curitiba.

Gabriel Tomio Zonta é estudante de Design do Produto na PUC de Curitiba.