Arca

CASE ARCA – iF DESIGN AWARD 2016

Arca é um dos projetos do Atelier Marko Brajovic vencedor do iF DESIGN AWARD 2016 na disciplina  arquitetura e interiores.

ARCA recebeu este nome pelos moradores da região que compararam a arquitetura da casa a um navio no meio da Mata Atlântica. Se de fato, em um nível mais anedótico, o projeto parece com um navio em terra, isso vem por ter sido inspirado por um específico tipo de casa indígena (Asurini, Médio Xingu), instalado como objeto autônomo em meio à natureza, com mínimo impacto ao seu ambiente. “Para este efeito de baixo impacto, decidimos utilizar uma estrutura em formato de concha que se autosustenta solucionando com o mesmo elemento o telhado, as paredes e acabamentos. Os módulos de Galvalume (aço + alumínio + zinco) foram montados no local em apenas uma semana e também podem ser facilmente desmontados e reconstruídos em um novo local”, comenta o arquiteto Marko Brajovic.

A parede interna de madeira é somente de 3 cm de espessura, encaixada à medida em que é internamente reforçada por barras de aço a qual comprime toda a estrutura. A casa pode acolher dois casais com filhos, possui uma cozinha equipada, banheiro e uma generosa área aberta que pode funcionar como uma sala ou espaço para workshops criativos e treinamentos profissionais. Para essa segunda opção, as camas se transformam em sofás e os quartos em salas de produção.

A ideia principal é que a casa seja utilizada para imersões criativas por profissionais (com ou sem crianças) que querem trabalhar em suas criações imersos na natureza e em um ambiente muito confortável.

ARCA está localizada na cachoeira Perequé, na fronteira com o parque nacional de Bocaina e a 10 km da charmosa cidade colonial Paraty, conhecida por sua enorme herança cultural e riqueza natural.

 

Ficha Técnica

Nome do projeto: ARCA

Formato: Casa e espaço para aprendizado

Projeto por: Atelier Marko Brajovic

Diretor Criativo: arq. Marko Brajovic

Diretor de projeto: arq. Bruno Bezerra

Arquiteto Assistente: arq. Lucas de Sordi

 

Estrutura da cobertura: Expobrax

Área: 130m2

Dimensões: 12m (L) x 10,5m (W) x 5,8m (H)

Local: Paraty, Brazil

 

Data projeto: setembro 2014

Início da obra: outubro 2014

Término da obra: abril 2015

O arquiteto, Marko Brajovic, brinca com o filho Zion no pufe da Brasilazy. Atrás, o volume feito de eucalipto autoclavado abriga dois quartos, que têmportas de correr com tinta lousa para serem usadas em encontros de grupos de imersão. A casa orgânica e futurista é criação do dono, o arquiteto Marko Brajovic. Serra da Bocaina - Paraty - Rio de Janeiro - Brasil. 30/08/2015. Foto: Victor Affaro / Editora Globo.

O arquiteto, Marko Brajovic, brinca com o filho Zion no pufe da Brasilazy. Atrás, o volume feito de eucalipto autoclavado abriga dois quartos, que têmportas de correr com tinta lousa para serem usadas em encontros de grupos de imersão. A casa orgânica e futurista é criação do dono, o arquiteto Marko Brajovic. Serra da Bocaina – Paraty – Rio de Janeiro – Brasil. 30/08/2015. Foto: Victor Affaro / Editora Globo.