Biblioteca Escola Viva

A identidade visual da Biblioteca Escola Viva venceu o iF DESIGN AWARD  2015 na disciplina comunicação.

De acordo com a designer Marianne Menni, da Casa Rex, a inspiração veio da própria biblioteca. “Queríamos criar uma identidade lúdica que fizesse referência ao livro impresso, porém sem cair em representações literais”, comenta.

A base da identidade foi composta a partir de uma matriz — um carimbo em formato de um livro aberto — cuja repetição e justaposição de seus registros manuais possibilitou criar o símbolo da identidade, a letra “B” (inicial de “Biblioteca”), replicada em uma série de ‘patterns’ gráficos que permearam seus materiais impressos.

Assim como um único livro pode abrir um mundo de diversos conteúdos ao leitor, a identidade da biblioteca também traz uma série de possibilidades gráficas, e todas formadas a partir de um único elemento gráfico, o carimbo do livro aberto.

“A Escola Viva é um cliente com o qual colaboramos há anos, desde o desenvolvimento de sua identidade visual, cartazes, sinalização interna, até materiais escolares para os alunos, em que sempre buscamos explorar abordagens gráficas irreverentes”, diz Marianne.

Desde seu lançamento, o projeto já recebeu 6 prêmios de design internacional, incluindo um Red Dot Award 2014, e agora um iF DESIGN AWARD 2015.

Ficha Técnica

Projeto: Biblioteca Escola Viva

Escritório: Casa Rex

Diretor Criativo: Gustavo Piqueira
Designers: Gustavo Piqueira / Samia Jacintho

Designers Assistentes: Deiverson Ribeiro / Marianne Meni
Cliente: Escola Viva

Ano: 2013

cartaz

Veja também