PAPAIZ

CASE PAPAIZ – iF DESIGN AWARD 2016

A Papaiz é uma empresa brasileira reconhecida do mercado de cadeados e é referência em inovação com produtos como o Color, o Bike, o Comics, o Fashion e o Futebol.

Em 2009, a Papaiz questionou-se sobre o futuro dos cadeados e como essa categoria de produtos de consumo poderia ser inovada. Assim, optou pela estratégia de oferecer produtos pensados nas necessidades dos usuários finais, indo além do simples ato de “vestir” os cadeados tradicionais com forma e cores diferenciadas, estratégia inaugurada no país pela própria marca no final dos anos 90.

Para concretizar este objetivo, a Papaiz buscou, por meio de um projeto de pesquisa de design centrada no consumidor, incorporar novos conceitos em cadeados a partir dos usos diversos. “Por meio de um extenso processo de pesquisa no território nacional, identificou-se a necessidade de um cadeado que possa trazer segurança e privacidade para os acessórios pessoais, incorporados no cotidiano das pessoas, e que pudesse ser utilizado em condições extremas”, comenta Ricardo Barrieu, Diretor de Marketing da ASSA ABLOY.

Com a VRD Research à frente do design do novo produto, foram dois anos de projeto, desde a ideia inicial até o desenvolvimento e lançamento do produto. E o resultado é o Black Line, cadeado para ser utilizado em condições extremas, como maresia, umidade e mudanças de temperatura. É uma solução ideal para portões residenciais e industriais, embarcações, portos, marinas e demais regiões com grande impacto corrosivo.

Os principais resultados obtidos com o projeto foi a oferta de um produto com maior durabilidade – o primeiro cadeado do mercado com haste inoxidável – e a garantia de cinco anos para o consumidor.

“A Papaiz destina 15% do faturamento da linha diferenciada (Fun) para à área de inovação da empresa. O reconhecimento internacional vem para reforçar ainda mais a importância da marca Papaiz, que tem a inovação como um dos elementos do seu DNA. Ser reconhecido pelo prêmio iF DESIGN AWARD 2016 fortalece a imagem da Papaiz e reafirma a liderança em cadeados diferenciados no Brasil”, ressalta Barrieu.

** Em 2012, a Papaiz também foi premiada no iF DESIGN AWARD, com o cadeado Active.

Ficha Técnica

As equipes de Marketing e Engenharia de Produto Papaiz e a VRD Research.