Coleção Gusto – Indústria Ou

A ideia do desenvolvimento da coleção criada para o segmento gourmet vem de um movimento de mercado de produtos inovadores para a cozinha, seguindo a forte tendência de utilização de produtos funcionais e com design. O grande propósito desse projeto, desenvolvido pelo escritório Olhar180º, foi de entregar uma linha completa com alto apelo funcional e estético.

A Coleção Gusto compõe um pegador de massas, um escorredor de massas e um lava legumes em dois tamanhos. Foram 12 meses de trabalho, desde a concepção até a apresentação final do projeto, com a participação da equipe interna de desenvolvimento e o escritório Olhar180°. “A concepção dos produtos foi baseada no melhor aproveitamento do ferramental de injeção, praticidade no uso diário e facilidade de limpeza a partir de formas puras, contínuas e simples”, conta Christian Machado, diretor do Olhar 180º.

Do início da pesquisa até os primeiros modelos do desenho do produto foram definidas algumas premissas básicas e referências que serviram de base para o projeto. “Passada essa etapa, existe uma sequência de desenvolvimento de várias propostas. Para cada uma das propostas existem prós e contras que são levados para as próximas etapas de ajustes. Como consequência disso, acaba-se tendo um projeto final que, é basicamente, a união de vários projetos”, comenta Vinicius Martini, Analista de Processos e Produto da Indústria Ou.

O pegador conta com um sistema diferenciado de injeção sem o uso de gavetas, fruto de um projeto de um molde articulado. Já os escorredores permitem a utilização com pega direta do usuário ou de seu posicionamento na pia com os pés de apoio na base do produto.

Foram desenvolvidos protótipos para validação estética e funcional. Também foi realizado o redesign de alguns produtos que já existiam, atualizando o desenho deles e reposicionando-os novamente no mercado.

O produto, com o auxílio do design, conseguiu se diferenciar no mercado e substituir a linha antiga. “Atualmente, o produto ainda está na fase de maturação, possui quatro meses de mercado. Ainda não podemos avaliar o resultado, mas, sem dúvida, existe uma aceitação bem interessante dos clientes”, finaliza Vinícius Martini.