Love Project

O único projeto brasileiro vencedor da disciplina Conceitos Profissionais do iF DESIGN AWARD 2017 é o Love Project, do arquiteto Guto Requena. Trata-se de uma experiência de design, ciência e tecnologia que transforma emoções captadas em narrativas de amor em objetos do cotidiano.

O Love Project é um conjunto de programas que usa dados individuais, transforma-os em desenhos e produz objetos. “É uma iniciativa de sustentabilidade afetiva. São produtos únicos que carregam histórias pessoais e por isso têm um ciclo de vida mais longo”, diz o arquiteto.

O interesse de Requena é a coleta de sentimentos. “No primeiro experimento, geramos vasos, fruteiras e luminárias por meio de relatos de convidados. Nos seguintes, em nossas performances públicas, abrimos para os visitantes participarem e foram geradas pequenas mandalas de plástico, que eram dadas a quem dava o depoimento”, conta. “As pessoas começaram a usar as mandalas como pingentes, e daí veio a ideia de produzir uma joia”, conta.

Então nasce o aplicativo Aura Pendent, que faz parte do Love Projetc. A sugestão é que pessoa vá a algum ambiente calmo, coloque o indicador sobre a lente da câmera do seu celular, os fones de ouvido para ouvir as instruções e conte uma história de amor vivida por ela. As emoções capturadas pelos batimentos cardíacos e o tom de voz é quem fazem o desenho da mandala impresso em 3D e, após alguns dias, a pessoa recebe a mandala que construiu em casa.  As mandalas custam R$ 600, na versão em prata com banho de ouro rosa, e R$ 1.800, em ouro 18k maciço.

Love Project, experiência 1: https://www.youtube.com/watch?v=CxgHuZrBegw

Love Project, experiência 2: https://www.youtube.com/watch?v=42aSJOGaNXY

Love Project, experiência 2: https://www.youtube.com/watch?v=OsF6uuqVeT0
Sem-título3

_MG_8088_branco_edicao_00

Veja também