Melissa One by One

Na disciplina produto, o projeto Melissa One by One foi um dos premiados do iF DESIGN AWARD 2015.

Trata-se de uma proposta de resignificar o calçado, já que um único pé pode ser usado em ambos os pés, o que faz com que a peça seja vendida separadamente. A inspiração, de acordo com o Diretor de Design e Ativista Criativo Melissa, Edson Matsuo, surgiu de algo inédito. “O primeiro por traduzir algo muito inusitado face ao atual momento digital diante do analógico. A nossa vida digital aproxima ao mesmo tempo que distancia as pessoas. Como a palavra Melissa significa em grego  a ‘sacerdotisa que traz o néctar da vida’ ( Abelha e o Mel ), a inspiração veio sobre determinar qual é o néctar mais importante da vida e, desta forma, veio a questão da aproximação das pessoas compartilhando suas emoções. Dentro deste conceito surgiu a ideia de criar um produto misterioso que aproxima as pessoas por meio da dúvida do uso inusitado de se ter um calcado que não tem lado, que pode ser comprado por pé, que pode ser trocado de lado criando outras combinações, que permite presentear com um pé e proporcionar ao presenteado a escolha do outro pé, de dividir com as pessoas próximas o uso de outras combinações, de permitir às pessoas amputadas a possibilidade de comprar apenas um dos lados e garantir às pessoas que tenham um pé maior do que o outro a possibilidade de comprar numerações diferentes”, comenta Matsuo.

Feita de MELFLEX, formulação exclusiva de polímero (PVC) que garante geometrias de design, flexibilidade, conforto, reciclabilidade e que permite a utilização da marca sensorial “Aroma Melissa”. Para esse projeto, foram sete anos de alinhamento com parceiros internos e poucas semanas para tirar a ideia do papel. Em um processo colaborativo, diversas áreas da empresa se envolveram, desde comercial, financeira e industrial. “Para uma empresa que sempre buscou inovação na sua historia este foi um de vários projetos empreendidos que garantiram os resultados projetados”, ressalta Matsuo.

O projeto ONE by ONE começou a sua comercialização em outubro de 2014 e mantém uma ótima performance de vendas até hoje. “É rara a oportunidade e a honra de pertencer a um privilegiado grupo de colegas agraciados pelo ‘Award’. Esta é uma conquista de todos os designers, todos os colegas da Grendene e da própria empresa que nos apoia e investe em design há mais de 30 anos”, finaliza o Diretor de Design.

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