Olhe Para Dentro e Sorria

Para comemorar seu aniversário de 15 anos, a Farm – marca carioca famosa pelas estampas coloridas e lúdicas – decidiu compilar 120 de suas estampas mais aclamadas em um livro interativo.

Ao folhear o livro, além de conhecer um pouco da história da marca, o leitor também se depara com detalhes que parecem ganhar vida: barquinhos de papel, borboletas e pedaços de tecido, que tornam dão todo o sentido ao título Olhe Para Dentro e Sorria.

farm4

 

Processo criativo

Desenvolver um objeto-desejo inovador que contasse um pouco da história da Farm. Foi esse o desafio passado para Tatiana Viana, a gerente de design da Farm Rio que resumiu a história da marca em um livro que ganhou um prêmio iF Communication Design Award 2014. “Não queríamos fazer um simples catálogo de estampas, mas sim um livro de sonhos, surpresas e, principalmente emoção”, conta Carlos Mach, que trabalha no marketing da Farm e acompanhou o projeto desde o início.

Foram escolhidas as estampas mais representativas de cada coleção da Farm, sendo a mais antiga de 2006.O maior desafio foi transferir para o papel as estampas que se tornaram a assinatura da marca. Ao contrário do tecido, o papel é plano, estático, sem textura ou movimento – além de exigir uma qualidade alta para impressão. Para driblar os empecilhos, Tatiana conta que foi necessário criar artifícios gráficos. “Teve algumas estampas que precisaram ser todas redesenhadas, florzinha por florzinha. Foi um trabalhão!”, conta.

O livro é organizado em dez partes – ou melhor, cores: branco, amarelo, laranja, vermelho, rosa, azul, verde, marrom, preto e colorido. A decisão de separar os capítulos desta forma, além de trazer harmonia, deu ares de arco-íris ao livro. A costura também foi feita com linhas coloridas. Tatiana explica ainda que houve uma colaboração entre a equipe de design e a de estilo/arte da Farm: “Conversarmos sobre o processo de criação e as várias linguagens que eles usam, a equipe também ajudou muito na busca pelos arquivos e a conseguir alguns desenhos originais feitos pras estampas. O mais importante: eles nos deram carta branca pra usar o material deles”.

Apesar de ser um livro de estampas, há uma narrativa ao se virar as páginas. É que as estampas foram dispostas de forma a contar histórias, e detalhes delas foram trabalhados de forma a criar surpresas interativas ao longo do livro: uma flor presa por uma tacha que se move como um catavento; cartões postais com ilustrações que remetem às estampas e uma cartela de adesivos, por exemplo. As cores e padrões que fizeram história na Farm e nos guarda-roupas de milhares de meninas em todo o Brasil se reencontram em novas e inusitadas combinações: a borboleta que voa de uma estampa para outra, o pescador sentado sobre as nuvens, o camuflado que se transforma em mar sem fim.

Para que o livro se concretizasse como um item de colecionador, a tiragem foi pequena: três mil livros, garantindo um ar de exclusividade ao objeto.

 

farm3

farm2

farm

farm5

 

Resultado

Como resultado, a Farm conseguiu atingir não apenas os clientes fiéis, que colecionam peças da marca, mas também todo um novo público de designers, arquitetos, diretores de arte e profissionais criativos. “A maior parte deste novo público já conhecia a marca, mas não se relacionava com ela. O livro cumpriu este papel, pois ele é um objeto de design”, conta Tatiana.

A Farm recebeu o iF Communication Design Award 2014, um dos mais prestigiados e conceituados do mercado internacional, e o iF Gold – troféu entregue para os destaques entre os premiados e que representa a premiação máxima no iF.

 

A Farm na cerimônia do iF. Foto: Roman Thomas and Bernd Schönberger

A Farm na cerimônia do iF. Foto: Roman Thomas and Bernd Schönberger

 

Ficha Técnica

Olhe Para Dentro e Sorria

Farm, 2012

Concepção: Kátia Barros

Coordenação editorial: Carlos Mach e Flávia Miranda

Projeto Gráfico: Tati Viana e Dani Cabral

Produção Gráfica: Osvaldo Dominguez