Purificador de Água Brastemp

Por Susanna de Besi

EMPRESA

Fundada em 2006, a Whirlpool Latin America é líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos e atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, com fábricas em Rio Claro (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM). A empresa é admirada por suas marcas, diferenciada por talentos de alto desempenho, é inovadora e com foco no consumidor, sempre comprometida com a sustentabilidade.

Além disso, é uma das 20 empresas modelo em sustentabilidade, segundo o Guia Exame de

Sustentabilidade, resultado do compromisso de envolver consumidores e colaboradores para que façam, até mesmo no ato da compra, a escolha por um mundo melhor.

A história da Whirlpool Corporation teve inicio em 1911, com a aparição da Upton Machine Company, no estado de Michigan (EUA), para a produção de máquinas de lavar roupas.

Criada em 1º de maio de 2006, a Whirlpool S.A. surgiu a partir da reorganização societária entre a Multibrás S.A. Eletrodomésticos e a Empresa Brasileira de Compressores – Embraco.

MARCA BRASTEMP

purificador

 

A Brastemp foi criada em 1954 pela Brasmotor, a partir das palavras Brasil e temperatura. Lançou a primeira lavadora automática do País, a primeira lava-louças, o sistema frost-free. Inverteu a geladeira com o freezer, criou uma linha de produtos personalizados, lançou o inovador serviço de purificação de água.

 

PURIFICADOR DE ÁGUA BRASTEMP

O purificador de água Brastemp segue um modelo de sistema produto-serviço e é fruto de um longo processo de inovação que teve início em 2001, estando hoje com a segunda versão do produto no mercado. Os benefícios do produto são comunicados em três pilares:

Sustentabilidade

– A Brastemp é responsável por todo o ciclo de vida do produto, da produção ao descarte responsável de seus componentes. O purificador é 97% reciclável e reciclado.

Comodidade

– Serviço de instalação, manutenção preventiva e troca de refil inclusa. A cada 6 meses é a Brastemp que entra em contato com o cliente e agenda a visita, o cliente não precisa fazer nada. É muito mais praticidade e cuidado.

Saúde

– Melhor tecnologia de filtragem do mercado. Realizada em três estágios e com carvão ativado, garante água pura 100% do tempo para a sua família.

SURGIMENTO DO PURIFICADOR DE ÁGUA

O surgimento do purificador de água começou em 2001 quando foi criado um grupo interno multidisciplinar com foco em inovação. Com apoio da consultoria do grupo Strategus foram feitas pesquisas e o tema água surgiu com um precioso recurso a ser explorado. Eles chegaram à conclusão que o aluguel do produto seria mais interessante e sustentável para o mundo moderno e a não a simples aquisição de eletrodomésticos. A partir do desenvolvimento do business case e dos estudos de mercado, iniciou-se o desenho da estrutura (modelo de negócio, número de pessoas) e do produto propriamente dito.

Em 2003, após dois anos de projeto, foi feito o lançamento da primeira versão do produto com diferenciais em capacidade de gelar água, alta vazão e com tecnologia de filtragem única. De 2003 até 2008, a cobertura foi oferecida para 13 estados e iniciou-se a montagem em Joinville, devido à alta receptividade do produto, que focava todo o seus esforços de vendas para o mercado pessoa físicas, o negocio expande a sua atuação para outras praças e aumenta a sua estrutura e investimentos de Marketing.

Em 2009, com o negócio mais maduro, o foco passa a ser na redução de custos e na excelência operacional, cumprimento de ordens de serviço, redução de custos de captura, redução de BOM (Bill of material), gestão de fornecedores, entre outros. A partir de 2010, com a mudança do cenário competitivo e do perfil comportamental do consumidor, surge a necessidade de uma segunda versão do produto, foi montada uma equipe multidisciplinar dedicadas dois anos em engenharia simultânea. Na fase de conceituação do projeto se forma uma equipe de Designer com várias disciplinas, Advanced, Interaction, Sensorial, User, Metrics e Development Design.

No agosto de 2012 a segunda versão do purificador é lançada.

purificador2012

METODOLOGIA

Na fase inicial foi usada a técnica de imersão onde o designer, como espectador, penetra no universo do usuário, observa e registra as necessidades mais ocultas. Como o serviço faz parte do produto, foram feitas incursões com os técnicos na casa do consumidor e listadas oportunidades de melhorias no processo. O mapeamento da tarefa foi fundamental para visualização macro e expandir a atuação do design por todo ciclo de vida do produto.

A área de Interaction Design realizou pesquisa de Focus Group (debate do tema) uso de interface eletrônica utilizando a técnica de CVL (consumer validation lab) para testar e construir junto uma interface amigável e segura dentro dos princípios de Design Universal.

A área de Usabilidade realizou pesquisa de uso e interação total com o produto.

Das cinco alternativas, três foram prototipadas para pesquisa de design com o consumidor. Definida a arquitetura visual, iniciou-se o redesenho de uma das alternativas para o produto final que foi posteriormente comprovada em pesquisa conjoint, que confirma aceitação, precificação, potencial de penetração, entre outros.

Após pesquisa focus group, pesquisa de Interaction CVL (consumer validation lab), de design (estética), usabilidade e pesquisa conjoint (simulação de compra) o produto foi desenvolvido e lançado agosto em 2012.

RESULTADOS

A empresa aprendeu a fazer produto sabendo que vai conviver com ele por todo seu ciclo de vida até o destino final, e isso muda a mentalidade de projeto e a forma como se vê o produto. Na frequência de manutenção, na fácil troca de componentes, no fácil reuso e reciclagem das peças e no relacionamento com consumidor final, por exemplo. Criou-se uma nova logística, uma rede de atendimento e por isso o purificador de água virou referência para novos projetos como exemplo de negócio inovador, sustentável e de boa rentabilidade.

O negócio “água” hoje representa uma das áreas mais rentáveis da companhia e é motivo de orgulho e exemplo para novos projetos.