Sementes Ipiranga

A multiplicadora de sementes de soja Sementes Ipiranga já estava há 20 anos no mercado quando decidiu por uma mudança de imagem que a permitisse ganhar destaque entre os concorrentes. Contrataram então a saad branding+design que, ao longo de três meses, criou uma nova identidade para a marca. O resultado foi surpreendente: um aumento de 20% na produção, de 38% nos lucros e a conquista de prêmios como o Idea Brasil e o iF Design Award. Confira o case da Sementes Ipiranga.

 

A logo antiga

A logo antiga

 

...e a nova logo

…e a nova logo

 

 

A Empresa

A Sementes Ipiranga nasceu no coração do centro-oeste brasileiro com o objetivo de oferecer mais do que apenas um produto de qualidade, mas se tornar parceira e efetivamente participar do sucesso de seus clientes.

A Sementes Ipiranga, uma multiplicadora de sementes de soja que atende os mercados nacional e internacional que já está há 20 anos no mercado, é uma empresa familiar de médio porte que oferece um produto de qualidade reconhecida e se orgulha do atendimento especial com que trata cada cliente. Em 2011, frente a um mercado altamente competitivo, a empresa estava prestes a ser vendida, mas através de pesquisas realizadas durante a consultoria prestada pelo saad branding+design, observou-se o promissor cenário da agricultura no futuro. Mas logo surgiu um desafio: como gerar valor a commodities?

Tendo os grandes players do mercado como concorrentes, e mesmo contando com diferenciais como profissionais extremamente qualificados e uma localização privilegiada, era preciso conquistar maior visibilidade. Isso se daria principalmente através da criação de uma nova imagem para a marca –  especialmente quando a empresa desejava aumentar sua produção, expandir seu portfólio de produtos e serviços e também alinhar a sua imagem em função da qualidade que oferecem. O saad branding+design construiu então uma marca humana e flexível para o presente e o futuro da empresa.

 

O processo

Com uma metodologia dividida em cinco fases que duraram aproximadamente três meses, o projeto se iniciou com a etapa de pesquisa, onde foram coletadas informações sobre a empresa através de questionários e entrevistas com a diretoria, consultores e funcionários. Foram realizadas também pesquisas de cenário nacional e internacional, pesquisa de concorrência e pesquisa de público-alvo.

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Na etapa seguinte ocorreu a fase de análise, que teve início com um mapeamento do processo de compra, analisando posteriormente a percepção de qualidade e o posicionamento dos concorrentes. Fez-se então a análise SWOT para identificar forças e fraquezas da marca, oportunidades e ameaças relacionadas aos concorrentes e ao cenário. A partir daí definiram-se as diretrizes para a identidade pretendida, foram estabelecidos o tom de voz e a plataforma de marca. Finalmente, partiu-se para a validação do posicionamento definido através destas análises e a criação de um moodboard com a essência da marca.

Na fase de conceituação e desenvolvimento é que foi desenvolvida a tagline (slogan), o logotipo – que passou por um processo de análise de dados, investigação conceitual, definição de parâmetros, geração de alternativas, seleção de alternativas, aprimoramento de alternativas, prototipagem, validação de resultados – e a identidade visual da marca.

Dados todos estes passos, seguiu-se para a fase de desenvolvimento de material gráfico, a qual contou com a criação cartão de visitas, papel timbrado, assinatura de e-mail, uma sequência de outdoors, embalagem, website e folder.

Finalmente, na fase de implantação, aplicou-se o endobranding (workshops e reuniões sobre o posicionamento da marca) e a parte de produção do material gráfico desenvolvido. Vale ressaltar que a cada fase do processo foi feita uma apresentação junto à direção e aos departamentos pertinentes da empresa. A empresa acredita que, desta forma, com o cliente acompanhando o desenvolvimento do projeto, diminui-se o risco de retrabalho, uma vez que não haverá surpresas para os clientes, reduzindo para zero ― no caso deste projeto ― a solicitação de alterações.

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Resultados

O projeto representou uma nova etapa na história da marca e contribuiu grandemente para o cumprimento de metas estratégicas, como aumentar em 20% sua produção no ano seguinte, além de conseguir alterar quase 90% de seu portfólio de produtos para representar uma das maiores fornecedoras de genética do Brasil. O valor agregado com a nova marca também permitiu um aumento de 93% no preço de mercado de seus produtos e resultou em 38% a mais de lucro. A Sementes Ipiranga tornou-se mais competitiva e hoje se destaca visivelmente entre seus concorrentes, com uma nova marca mais madura, forte e coesa. Os resultados também puderam ser identificados na forma de compreensão do alcance de um projeto de branding e design. A alta diretoria da empresa passou a reconhecer a necessidade e a diferenciação que este tipo de investimento representava e em 2013 já solicitou um novo trabalho, dando continuidade ao projeto de gestão que se iniciara em 2011.

Em 2014, o projeto foi premiado com um iF Communication Design Award – uma das premiações de design mais relevantes do mundo, e foi também reconhecido em 2013 através do IDEA Brasil, conquistando prata na categoria de Estratégia de Design. Dentre 10 premiados em todo o mundo na categoria Crossmedia — Corporate Design, o saad branding+design foi o único estúdio não oriundo do continente europeu.

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Depoimentos

“O projeto veio em um momento muito bom, pois a nova marca nos ajudou a conseguir representar uma das maiores fornecedoras de genéticas do Brasil e isso fez com que nosso portfólio de produtos mudasse quase totalmente em um ano.”

André Adams, diretor geral da Sementes Ipiranga

 

“Com o projeto, a nova imagem e os novos produtos, tivemos um aumento de 20% na produtividade e ainda aumentamos os preços em quase 93%.”

Rudson Martins, gerente de vendas da Sementes Ipiranga

 

Ficha Técnica:

Sementes Ipiranga

11 funcionários

Alto Taquari, MT

1991

Agronegócio