Destaques

embalagem

O Poder da boa Embalagem

Fábio Mestriner fala sobre a importância das empresas contarem com todos os recursos que puderem ser aplicados para tornar seus produtos mais fortes e competitivos

Mais
materiologia
Artigo Fernando Mascaro

Materiologia

Especificar materiais e processos de produção é, sem dúvida, um item de projeto do qual os profissionais criativos não devem se esquivar, ao contrário, devem se dedicar cada vez mais à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras e sustentáveis

Mais
(Foto: Valdemir Cunha)
Filtros:
2012_MAI_30_ServiceThinking

Design de serviços e a experiência do usuário

No mês de maio, tive o prazer de ir novamente a Lisboa para palestrar no UX Lx (User Experience Lisbon). Para mim, o evento, realizado em Portugal, é o principal fórum para debate sobre User Experience (UX). Os organizadores conseguem reunir os principais nomes do UX mundial e durante três dias trocam informações e experiências com 26 palestras e 16 workshops.

Imaterialização do design

Nossa práxis como designer está toda focada historicamente em “trans-formar” ou “con-formar” as coisas, seja essa coisa algo tridimensional – como uma cadeira, um carro ou um vestido, ou algo bidimensional – como uma capa de um livro ou uma interface digital.

Tudo o que é sólido desmancha no ar*

Muito tem se falado sobre Design Thinking e alguns tentam levar para uma discussão dicotômica, ou ainda pior, para uma discussão maniqueísta entre o bem e o mal. E não quero nem lembrar que às vezes surgem discussões rasas e confusas sobre o assunto. Afinal todo mundo quer falar sobre tal (eu me incluo nessa!). Porém, eu procuro ser muito prático no meu modo de ver e trabalhar o design na minha vida profissional. Acredito que devemos aproveitar esse momento positivo para construir um discurso coerente através desse “novo design”.

Inovação estilo “Davi contra Golias”

Recentemente eu li um artigo do Clayton Christensen e do Scott Anthony na revista Technology Review, editada pelo MIT, que me chamou a atenção: como as grandes empresas estão lidando com a velocidade das inovações das pequenas empresas. Por exemplo, nos anos 80 vimos a Big Blue (IBM) ser derrotada por então pequenas empresas do mercado: Microsoft, Apple e outras, que mais tarde viriam a ser tornar gigantes.

Objetos são avatares dos serviços

Será que é possível viver em uma grande cidade e não possuir um automóvel particular para se locomover dentro do espaço urbano? Se você mora em uma cidade onde há uma boa infraestrutura de transporte coletivo ou que há um fomento pelo uso da bicicleta, a resposta afirmativa fica mais simples. Caso contrário, o uso do carro até se torna aceitável pelas pessoas. Mas será que as cidades comportam o número crescente de carros em suas ruas?

Homo faber e a experiência do usuário

O estudo da experiência do usuário é uma abordagem que o design de interação pode seguir na sua análise e concepção de novas interações entre pessoas e entre pessoas e artefatos.