Destaques

embalagem

O Poder da boa Embalagem

Fábio Mestriner fala sobre a importância das empresas contarem com todos os recursos que puderem ser aplicados para tornar seus produtos mais fortes e competitivos

Mais
materiologia
Artigo Fernando Mascaro

Materiologia

Especificar materiais e processos de produção é, sem dúvida, um item de projeto do qual os profissionais criativos não devem se esquivar, ao contrário, devem se dedicar cada vez mais à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras e sustentáveis

Mais
(Foto: Valdemir Cunha)
Filtros:

A marca contemporânea

A MARCA CONTEMPORÂNEA
(artigo originalmente publicado no jornal Brasil Econômico)

Em uma era em que praticamente tudo tornou-se hiper… hipercapitalismo, hiperdimensionado, hiperindividualismo, hiperconsumo, a então chamada sociedade hipermoderna é marcada pelo impulso ao consumismo e pelo anseio por inovações. Se na sociedade industrial a relevância e o domínio eram obtidos por produtos ‘feitos para durar’, hoje aguardamos ansiosamente a próxima promoção para trocar nosso aparelho celular, nossa geladeira ou nosso carro.

Para que serve o design – Época Negócios

Recentemente Donald Norman, célebre intelectual na área de design e autor do lendário livro ‘O design do dia-a-dia’, fez a seguinte afirmação: ‘Eu cheguei a uma conclusão desconcertante: design research é válido para a melhoria de produtos existentes, mas essencialmente inútil para inovação’. Em outras palavras, para ele a inovação é alcançada através de um processo onde, num primeiro momento está a criação de novas tecnologias, em segundo, a invenção de novos produtos e somente em último lugar, a identificação de necessidade e usos para aqueles produtos.

Criatividade e seus mitos

Como a criatividade pode ser incentivada e sustentada dentro de um ambiente de trabalho?

A difusão da inovação

A única chance de qualquer produto ou serviço ser bem sucedido é posicioná-lo para o pequeno grupo de pessoas que gosta de mudanças; somente assim a inovação poderá ser avalizada e atingir o restante da população.

Inovação

Além da tecnologia e da criação de novos produtos, existem outras maneiras de alcançar a inovação.

Criatividade, Design e Inovação

Criatividade é essencial, mas é somente o primeiro passo para a inovação. É preciso também implementação, é preciso colocar idéias em prática.