Alceu Bomfim Junior

Por Centro Brasil Design

A escova de dentes Plus, projetada pela Inove Branding+Design para a Condor S/A, prova que o design pode ser aplicado a produtos populares de maneira bem-sucedida, de modo a agregar valor e, ao mesmo tempo, manter um preço final acessível ao consumidor.

Desmistificar lugares-comuns valeu a pena: a escova Plus conquistou, em 2010, o selo iF Product Design Award. Além disso, integra atualmente a mostra principal da Bienal Brasileira de Design 2010, que movimenta Curitiba até 31 de outubro.

O diretor da Inove Branding+Design, Alceu Bomfim Junior, que há 24 anos atua com consultoria em projetos para o setor plástico, fala nesta entrevista ao DesignBrasil sobre o processo de concepção da escova Plus.

DesignBrasil – Qual o contexto de desenvolvimento do produto?

Alceu Bomfim – A elaboração começou com pesquisas, tanto de referências, quanto entre consumidores, a fim de acompanhar a limpeza dental cotidiana. O estudo mostrou que, apesar da variedade, as escovas nacionais recebem pouco investimento de ergonomia e visual. Os artigos estrangeiros, por sua vez, mostram-se mais atraentes, com cabos maiores e chamativos, e mesmo assim apresentam preços semelhantes: cerca de R$ 1, valor que funcionou também como meta para inserção mercadológica da Plus.

DesignBrasil – No que diz respeito ao design, quais são os diferenciais da Plus?

Alceu Bomfim – A inspiração para o design veio da natureza: o formato das folhas estimulou o desenho de curvas que permitem um encaixe exato da mão do usuário no cabo, com as cerdas de poliamida tanto para cima quanto para baixo. A versão infantil, por seu turno, possui um cabo mais largo, para melhor ajuste à pega das crianças, e conta com o apelo de cartoons.

DesignBrasil – Que materiais foram empregados?

Alceu Bomfim – O formato escolhido propiciou uma redução significativa de material na confecção da estrutura de polipropileno, com pigmentação atóxica.

DesignBrasil – Qual é a importância de obtenção de um prêmio como o iF Product Design Award?

Alceu Bomfim – O prêmio traduz o reconhecimento pelo processo, pensamento e cultura do design, entre empresários e pela comunidade.

 (Redação:Juliane Bazzo)

Veja também