Chegou a Capital Mundial do Design Helsinque 2012

Por Christian Ullmann

Helsinque iniciou seu ano como a Capital Mundial do Design 2012. Com seu programa de ano inteiro, o World Design Capital Helsinki 2012 é uma das maiores expedições em design jamais vistas no mundo. Durante 2012, Helsinque, a capital da Finlândia, vai explorar os benefícios e valores do design, e demonstrar de que maneiras ele pode melhorar nossas cidades.

O WDC Helsinki 2012 iniciou com ‘O Reveillon do Design’ (ver notícia aqui), em 31 de dezembro de 2011. Aproximadamente 30 mil pessoas se juntaram para celebrar o início do ano no coração de Helsinque. O próximo evento de destaque será a Gala da Capital Mundial do Design, apresentando o Prêmio Impacto Design Mundial e o Premio Estlander.

O Programa WDC Helsinki 2012 contém cerca de 300 atividades, todas elas utilizando ou apresentando design de várias maneiras. Metade do programa consiste em projetos de desenvolvimento, em que o design é usado em uma variedade excepcionalmente grande.

Os eventos voltados para cidadãos e turistas compreendem aproximadamente um terço do programa. Durante o ano Capital do Design, promotores e revolucinários do design de todo o mundo se reunirão na Finlândia. Estes projetos estão reunidos sob os temas: Transformando a Cidade, Repensando o Design, Ano dos Eventos, Exposições, Encontros e Comunicações. A programação completa está disponível em wdchelsinki2012.fi/en/programme.

A variedade dos eventos é dinâmica: algo novo começa quase a cada dois dias. Há mais de 80 eventos em todo o programa WDC Helsinki 2012, de janeiro a março. O programa pode ser explorado pelo website e pelo aplicativo móvel WDC 2012, que é fácil de transportar o tempo todo. O Sumário do Programa em PDF dá uma ideia do programa completo, e os Destaques do Programa coletam cerca de 30 projetos fundamentais. O site World Design Capital Helsinki 2012 oferece notícias, colunas e blogs sobre design finlandês. Os interessados podem também conhecer designers finlandeses por meio de portraits em vídeo especiais.

A Capital Mundial do Design é uma iniciativa do ICSID, o Conselho Internacional de Sociedades de Design Industrial, que a cada dois anos reconhece uma cidade mundial por seus feitos utilizando o design como uma ferramenta para melhorar a vida social, cultural e economica.

Para ver imagens, videos e comunicado de notícias multimídia, é só acessar este link.

 

WORLD DESIGN CAPITAL – Helsinque 2012

Estamos abertos. Para nós, a abertura é igual a transparência, a responsabilidade global e inovação. Sustentabilidade, usabilidade e conveniência. Isso é o que estamos procurando. Nós projetamos para uma vida melhor.

 

FONTE: World Design Capital Helsinki 2012 (wdchelsinki2012.fi)

CONTATO: Sra. Maarit Kivistö, diretora sênior de Comunicações, World Design Capital Helsinki 2012, [email protected], Tel.: +358-40-766-9957