Conheça o trabalho da designer de joias Renata Meirelles

Por Centro Brasil Design

Texto: Julliana Bauer / Fotos: arquivo pessoal

 

Uma surpresa, dessas que surgem da rotina. Foi com a criação de um sistema construtivo a partir da repetição que a designer de joias Renata Meirelles desenvolveu uma técnica que combina processos artesanais e industriais para criar colares, pulseiras e xales que têm a delicadeza e originalidade como principais características. Usando o tecido cortado a laser como matéria-prima, Renata cria desenhos e utiliza as duas partes dos recortes – o positivo e o negativo, tendo aproveitamento total do material.

A técnica fez com que ela fosse a única brasileira selecionada para o prêmio espanhol Enjoia’t em 2013 com a série “Velaturas”. Há trinta anos no mercado trabalhando com materiais variados, Renata conta que o uso do tecido é recente – começou de oito anos pra cá, e que a mistura entre design e arte sempre esteve presente em sua vida.

Em “Velaturas”, a artista faz alusão a uma técnica pictórica muito utilizada por pintores que utilizam a tinta a óleo com sobreposição de camadas. Renata, por sua vez, faz uma sobreposição de tecidos recortados a laser, utilizando também a termoadesivagem  para conferir a aderência de um tecido a outro. Já no sistema Partitura, as peças são compostas de linhas paralelas que se estruturam através de recortes de tafetá, também fixados com termoadesivagem, garantindo um ar de pauta musical aos adornos.

Os tecidos são, por vezes, estruturados por fios de metal, possibilitando também uma interatividade e tornando o usuário em coautor. “O tecido fica com memória”, explica. As criações são comercializadas em lojas específicas e que a designer já conhece há anos. “O perfil do consumidor do meu trabalho é aquele que gosta de coisas artesanais, por isso vendo em lojas que já conheço e que me fazem pedidos”.

Além das peças utilizadas como adorno pessoal, ela também desenvolve projetos de decoração, como o painel de sete metros criado especialmente para a Bienal Brasileira de Design, em Curitiba. O reconhecimento veio rápido – Renata já ganhou uma menção honrosa no Museu da Casa Brasileira e teve seu trabalho exposto no Museum of Modern Art – MoMA, e em países como Dinamarca e Itália.

Você pode conferir o trabalho de Renata Meirelles aqui.