Design como oportunidade e ferramenta para o desenvolvimento social

Por Christian Ullmann

Nas colunas deste ano abordamos o design para a Sustentabilidade de forma ampla, apresentando os novos caminhos que o design está transitando. Seguramente são múltiplas as variáveis que se cruzam e não só as do design para poder implementar as mudanças.

Os atuais estudantes e jovens profissionais, da geração entre 18 e 24 anos, são os responsáveis e principais atores para a mudança. A geração “millennials”, nascidos entre 1981 e 2000, está mudando a sociedade e suas preferências estão desenvolvendo novos estilos de vida e novos modelos de negócios inclusivos preocupando-se com o mundo em que vivem, importando-se mais com os outros e com a sociedade como um todo.

E são eles, e alguns mais velhos com este espírito, que vão realizar pela primeira vez no Brasil o Encontro Internacional de Design para Desenvolvimento Social (IDDS), que  reúne participantes de diversos países e áreas de atuação para criar tecnologias ou empreendimentos que melhorem a vida de pessoas em situação de pobreza.

Diferentemente da maior parte das conferências acadêmicas, o IDDS enfatiza o desenvolvimento de protótipos e não artigos científicos ou projetos teóricos.

O IDDS faz parte da revolução em design que visa encorajar, promover e construir mais recursos de pesquisa e desenvolvimento focados nas necessidades dos 90% mais pobres da população mundial. Nós nos inspiramos em diversos modelos atuais de inovação, design e participação comunitária: co-criação, colaboração interdisciplinar e financiamento colaborativo (crowd sourcing).

O IDDS é um grupo muito diversificado, com pessoas de todo o mundo: Ásia, África, Europa, América do Norte, América do Sul e América Central. Estudantes e professores, acadêmicos e pastores, economistas e engenheiros, pedreiros e mecânicos, médicos, serralheiros, fazendeiros e líderes comunitários. Uma das coisas que torna o IDDS um evento especial é essa riqueza de experiências. É um encontro sobre inovação, e a inovação floresce nas intersecções entre diversos campos de conhecimento, propiciadas pela união e interação de um grupo tão eclético, mas com objetivos em comum.

Sobre IDDS 2012 http://iddsummit.org/?lang=pt-br

Em 2012, o IDDS será realizado pela primeira vez no Brasil. Também pela primeira vez ele está sendo organizado por um time local, que inclui diversos organizadores veteranos do IDDS, assim como outros que foram recrutados para compartilharem suas visões.

Além de ser o primeiro com organização local, este também será o primeiro IDDS com o foco urbano. A equipe está trabalhando de perto com as comunidades parceiras, em favelas ao redor de São Paulo, para identificar e apoiar os projetos que farão parte do encontro.

Os participantes do IDDS 2012 no Brasil focarão em desenvolver tecnologias acessíveis que possam gerar um efeito positivo no ambiente da cidade e na qualidade de vida dos habitantes que vivem na pobreza.

Esse encontro é parte da visão de estabelecer o evento em múltiplas sedes organizadas localmente em 2013.

As atividades junto a comunidades carentes vão ser desenvolvidas a partir da idéia de co-criação: o conceito de que é melhor oferecer às comunidades as habilidades e instrumentos para se tornarem inovadoras e desenvolverem suas próprias tecnologias, do que simplesmente oferecer as tecnologias em si. O estímulo à inovação e criatividade local são as ferramentas principais para gerar melhoras sustentáveis em longo prazo na qualidade de vida de uma comunidade. O objetivo é demonstrar um modelo em que uma comunidade de designers ativos e criativos possa inventar, inovar e inspirar uns aos outros na criação de novas tecnologias focadas nas necessidades dos usuários.

Mas nem todos os nossos participantes são de comunidades de países em desenvolvimento. Quase metade são estudantes, e nós esperamos inspirá-los com a oportunidade de interagir com profissionais com experiência em campo e ver que a inventividade não está restrita aos que têm uma educação formal. O IDDS também promove um fórum one eles podem encontrar pessoas de pensamento semelhante, movidas pelo mesmo desejo de gerar um impacto positivo no mundo. Nossa esperança é que, através da criação de uma rede global diversa, possamos apoiar e impulsionar indivíduos e suas comunidades a enfrentar os problemas difíceis do desenvolvimento.

O encontro ocorrerá entre 01 e 31 de julho deste ano, a proposta para esta edição é explorar as oportunidades de desenvolvimento de tecnologias para pessoas de baixa renda no contexto urbano da região metropolitana de São Paulo, através de métodos inovadores de co-criação desenvolvendo soluções de forma participativa com os membros das comunidades para a criação de tecnologias apropriadas ao contexto social e econômico locais.

Os voluntários estão trabalhando dedicando seu tempo e energia para que o evento aconteça, é o espírito e o comprometimento dos participantes e de toda a família do IDDS que criam a experiência. O IDDS 2012 Brasil será organizado por uma equipe de voluntários em São Paulo e em diversos lugares do mundo. Fique de olho para atualizações de biografias de outros organizadores.

As funções que serão desenvolvidas durante o evento pelos voluntários e participantes são:

  • Facilitador – Pessoa focada em guiar as equipes no processo criativo.
  • Acadêmicos – Pessoas que contribuem com suas áreas de especialização para contribuir com o conteúdo passado durante o encontro.
  • Fundador – Pessoa comprometida em trazer um projeto para o encontro e continuá-lo como um empreendimento depois.
  • Participante – Uma pessoa que atende à conferência como alguém comprometido em trabalhar com um grupo para desenvolver e disseminar tecnologias focadas para pessoas vivendo em condições de pobreza.
  • Organizador – Pessoa que ajuda no preparo e durante o encontro. Um processo que começa logo depois que o encontro anterior acaba.
  • Preceptor – Pessoa que guia e aconselha os participantes e seus times com base em extensa experiência em design de produtos e negócios.
  • Replicador – Organizador que está aprendendo como replicar o encontro em outra localidade no futuro.
  • Equipe – Membro de uma das organizações ou instituições parceiras comprometido em gerenciar o IDDS como uma organização.

Inscrições estão abertas no site: (http://iddsummit.org/?lang=pt-br)

Eventos Assine nosso mailing para receber informações sobre os eventos gratuitos, abertos ao público, outras informações sobre o IDDS e nossa Newsletter:

http://iddsummit.org/eventos?lang=pt-br

No site podemos encontrar diferentes projetos que foram realizados nas edições do IDDS, isto nos da uma idéia o modelo de projetos que vão ser desenvolvidos no Brasil: http://iddsummit.org/projetos?lang=pt-br

Contato: Por favor entre em contato conosco caso haja alguma pergunta ou pedido de informação. Os organizadores estão distribuídos por todo o planeta, então email é a melhor forma de se comunicar conosco é mandando um email para: [email protected] e também pode seguir o IDDS pela pagina do Facebook: www.facebook.com/iddsbrasil