Design e Marketing

Por Editor DesignBrasil

Estamos certos de que a gestão de design faz parte do nosso marketing e que o nosso marketing está no caminho certo. Esta estratégia nos tem trazido índices de crescimento de cerca de 20% ao ano.

Toda empresa precisa criar um conceito a respeito dos seus produtos para facilitar a compreensão dos consumidores sobre qual é a proposta da empresa e do que ela vende, facilitando, assim, a escolha por parte dos clientes. Chegar a esse conceito nem sempre é fácil, pois ele não pode ser mero apelo de venda. Se não houver sintonia entre a mensagem e a alma do que se pretende vender, pode-se criar uma confusão na cabeça do comprador, que, na dúvida, abandona a idéia de compra. Isso explica, em parte, os insucessos de muitos produtos que a princípio são perfeitos. Mas como fazer o marketing correto para o produto certo?

Esta pergunta pode ter várias respostas, mas a Funcional Móveis encontrou na gestão de design a sua explicação. Marketing e design andam lado a lado na empresa desde que ela resolveu, a partir de 1995, investir no design como valor agregado de seus produtos.

E quando falamos de design não estamos nos referindo apenas a produtos com preocupação estética, e sim na gestão do design, desde a concepção inicial de uma linha a ser fabricada até o seu pós-venda. Este processo é meticulosamente pensado para que mesas, cadeiras, armários e acessórios dêem ao usuário tudo o que ele quer, e, nem espera, em termos de conforto, ergonomia e funcionalidade.

Uma vez que deram certo as primeiras linhas com esse conceito, a Funcional adotou como mola propulsora do seu marketing a gestão de design em seus produtos. Hoje a Funcional transmite em suas mensagens ao mercado o conceito “o design que funciona”. As peças publicitárias e a comunicação institucional reforçam isso na mídia.

Uma importante chancela de que esse conceito não é mero apelo de venda é o reconhecimento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que deu à empresa o bicampeonato no Prêmio CNI, etapa estadual, categoria Gestão de Design, modalidade pequena empresa, em 2003 e 2004 e o título nacional em 2003. Em 2005 a Funcional está novamente concorrendo, tendo produtos como a Linha Pac, que também representou a empresa na Mostra de Design Criação Paraná de 2005, realizado recentemente pelo Centro de Design Paraná.

Estamos certos de que a gestão de design faz parte do nosso marketing e que o nosso marketing está no caminho certo. Esta estratégia nos tem trazido índices de crescimento de cerca de 20% ao ano. Focamos no público-alvo proposto que, por sua vez, está comprando móveis para escritório de maior valor agregado. O cliente leva produtos com o conceito de design e que funcionam.

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