El diseño: a conquista de novos territórios

Por Christian Ullmann

No universo da indústria criativa, o design fortalece-se, reinventa-se, reorganiza-se e sai à conquista de novos territórios.

Desenvolver conteúdo já é difícil, mais complicado quando temos que desenvolvê-lo com valor e, para isso, é necessário utilizar a criatividade e o capital intelectual como principais insumos para criar o diferencial. Claro que não se pode esquecer de desenvolver todas as atividades econômicas tradicionais para transformar uma boa ideia em projeto ou negócio de valor: gestão, produção, financiamento, comunicação, distribuição e comercialização de bens e serviços.

O design atua, ou pode atuar, em todo o universo das indústrias criativas. Esse universo está representado nos seguintes setores: música, editorial, audiovisual, artes cênicas e visuais, design, software, videogames e internet, arquitetura, publicidade, bibliotecas, arquivos, centros culturais e museus; de forma direta ou indireta com o desenvolvimento do projeto ou negócio.

Em Buenos Aires, temos uma mostra de como isso pode ser feito como política pública de fomento para o desenvolvimento da economia da cidade. O Centro Metropolitano de Diseño, da capital argentina, convida para participar do Festival Internacional de Design de Buenos Aires que promove a importância econômica e cultural do design. Também salienta como o design e a inovação estão modelando os novos negócios e como podem ser o motor de competitividade, crescimento e melhoria de qualidade vida para os moradores da cidade.

Durante os dias de 19 a 21 de outubro de 2012, será realizada a 4ª edição do evento Festival Internacional de Design. O festival é o encontro do mundo do design, do conhecimento e da cultura com a comunidade portenha. O evento reúne mostras, conferências, aulas abertas, workshops e instalações.

O tema da IV edição do Festival é “DISEÑO A LA CONQUISTA DE NUEVOS TERRITORIOS”, design a conquista de novos territórios.

O design expande sua vinculação com outras disciplinas e setores; espaços onde o design e a criatividade formam parte de um complexo e múltiplo processo invisível na vida cotidiana.

Durante três dias, no “Distrito de Diseño” que se expande no sul da cidade de Buenos Aires, o Centro Metropolitano de Diseño irá apresentar produtos, designers e artistas, em espaços recreativos para adultos e crianças, workshops, palestras, mesas redondas, conferências, rodada de negócios, apresentação ao vivo e eventos especiais.

Estão convidados designers, estudantes, empresários e instituições brasileiras para participarem do Festival. Assim, ideias serão trocadas sobre o que esta acontecendo de melhor na América Latina.

Para participar do festival é necessário apresentar propostas de atividades (mostras de produtos, instalações, palestras, conferencias, Workshops, etc.) que se integrem às zonas temáticas definidas. As propostas serão selecionadas pelo Comitê de Seleção, integrado por: Anabella Rondina (Diretora Operativa do Centro Metropolitano de Diseño), Marcos Amadeo (Coordenador General de Comercio Exterior), Andrés Gribnicow (Diretor do Festival Internacional de Diseño), Máximo Jacoby (Curado) e Pablo Bianchi (Desenho Industrial).

Zonas temáticas definidas:

ZONA 1 – EL DISEÑO EN PLENO USO: Una exposición de diseños en expansión.

O Design em pleno uso, uma exposição de design em expansão.

O projeto propõe oferecer os produtos da mostra para serem utilizados pelos visitantes. A proposta é gerar experiências inolvidáveis nos espectadores.

A mostra contempla a maior diversidade possível desde os pioneiros, contemporâneos e as promessas, considerando todas as disciplinas: design industrial, têxtil e indumentária, gráfico, digital e interativo.

As propostas podem ser enviadas ate 09 de agosto de 2012 inclusive.

Mais informações: [email protected] / Assunto: ZONA 1

ZONA 2 – FESTIVAL MÓVIL: El Festival es un móvil y el móvil nuestra nave de conquista.

O Festival é móvel e a nossa nave de conquista.

O Festival Móvel é um trailer adaptado por designers que percorrerá as ruas de Buenos Aires com designers, artistas, arquitetos, entre outros. Ele irá parar em vários locais ao redor da cidade para executar ações como: intervenções em espaços específicos, performances, palestras, vídeos, etc. As ações devem ser concluídas no CMD, onde eles podem ser exibidos.

As propostas podem ser enviadas até 09 de agosto de 2012.

Mais informações: [email protected] / Assunto: ZONA 2

ZONA 3 – NEGOCIOS EN EXPANSIÓN: II Ronda de Negocios de Diseño Latinoamericano.

Negócios em expansão: II Rodada de Negócios de Design Latino americano.

A II Rodada de Negócios é destinada a designers, escritórios de design, associações empresariais, decoradores, arquitetos, lojas de design, distribuidores e varejistas que desejam oferecer ou encontrar novos produtos de design latino americanos. A rodada será implementada em reuniões de negócios formais 1 a 1, com cronograma pré-estabelecido e participação em seleção do júri. Inclui espaço para exposições.

Registro on-line: 16 de julho a 21 de setembro de 2012

Confirmação da participação: 28 de setembro de 2012

Matching virtual/armado de agendas: de 01 a 13 de outubro de 2012

Rodada de Negócios/reuniões: 19 e 20 de Outubro de 2012

Mais informações: [email protected] / Assunto: ZONA 3

ZONA 4: EXPANSIÓN EDUCATIVA

Expansão Educativa – VIII Conferência CMD, workshops e seminários.

A Conferência CMD apresenta figuras locais e internacionais relacionados com a forma como a concepção transcende seus próprios limites. Uma série de palestras, apresentações e debates no organismo internacional da teoria para gerar conteúdo teórico ao tema abordado nesta edição do Festival. A Conferência CMD visa atrair a atenção de empresários, empreendedores, educadores, ONGs e especialistas envolvidos no projeto e de negócios.

Propostas para os conferencistas, oficinas ou atividades relacionadas podem ser enviadas até 09 de agosto de 2012.

Mais informações: [email protected] / Assunto: ZONA 4

Evento:

IV FESTIVAL INTERNACIONAL DE DISEÑO DE BUENOS AIRES

Diseño en Expansión: “DISEÑO A LA CONQUISTA DE NUEVOS TERRITORIOS”

De 19 a 21 de Octubre de 2012

Contato:

Centro Metropolitano de Diseño | Algarrobo 1041 – Buenos Aires, Argentina

(+5411) 41262950, ext. 3208 | [email protected] | www.cmd.gob.ar