Encontro Verde das Américas – Brasília Greenmeeting 2009

Por Christian Ullmann

“O Greenmeeting reunirá as principais lideranças nacionais e internacionais sobre os temas Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tanto governamentais como não governamentais”.

Como parte das comemorações dos 50 anos de Brasília, a capital federal se mobiliza para sediar nos dias 15, 16 e 17 de setembro de 2009, o IX Encontro Verde das Américas, o Greenmeeting, Conferência das Américas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Um importante fórum que visa propor soluções sustentáveis para as principais questões sócioambientais e econômicas do Brasil, das Américas e do mundo.

O evento reunirá as principais lideranças nacionais e internacionais sobre os temas Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tanto governamentais como não governamentais. Entre outros acontecimentos, lá se dará a entrega do Prêmio Verde das Américas 2009.

O Greenmeeting conta com o apoio das Nações Unidas, da Organização dos Estados Americanos (OEA), de vários ministérios e órgãos do governo brasileiro e de inúmeras outras instituições nacionais e internacionais, bem como com a presença de autoridades e diplomatas de vários continentes. É importante salientar que as ações do Greenmeeting têm refletido significativamente nos diversos segmentos de governos e sociedade, contribuindo para uma melhor postura e ações na gestão ambiental e no desenvolvimento sócio-econômico. Esse alcance se deve à participação de mais pessoas, cidadãos, instituições, ONGs e governos que se propõem a uma nova postura para o desenvolvimento sustentável e uma melhoria na qualidade de vida no planeta.

O encontro busca contribuir e aprofundar o debate sobre os temas que impactam a gestão do Desenvolvimento Sustentável relacionados com as preocupações sócio-ambientais, locais e globais, sem ter o objetivo ou o propósito de ditar normas ou diretrizes governamentais, mas sim, sugerir e propor metas que venham contribuir na solução dos problemas. Envolvendo o maior número de instituições e segmentos da sociedade, do Brasil e do exterior para democratizar as discussões para além dos segmentos governamentais, técnicos e acadêmicos, trazendo à luz as experiências bem sucedidas que permitam a sua aplicação em áreas com problemas similares.

O encontro apresentará uma dinâmica objetiva, com palestras sobre assuntos atuais, polêmicos e necessários, ministradas por nomes com grande projeção nos assuntos propostos. A prioridade será para projetos, nacionais e internacionais, bem sucedidos e inovadores, que possam contribuir direta e indiretamente para o desenvolvimento e a solução dos problemas sócio-ambientais e econômicos do planeta.

Despertar a consciência ecológica e sócio-ambiental continua sendo um importante objetivo focalizado a partir dos temas expostos, debates e troca de informações e experiências, favorecida pelo encontro com pessoas de vários setores da vida pública e privada, envolvidas de uma forma ou de outra com as questões ambientais.

Os temas principais do IX Encontro Verde das Américas a serem discutidos no plenário principal, estão diretamente relacionados com as preocupações sócio-ambientais globais e locais, deste início de século. Que são:

– Mudanças Climáticas e a contagem regressiva para 2012;
– Amazônia: uma responsabilidade global;
– Florestas e Biodiversidade;
– O desafio do Desenvolvimento com a Sustentabilidade Energética;
– Biotecnologia e segurança alimentar;
– Meio Ambiente Urbano e Áreas de Riscos;
– Saneamento Básico: uma necessidade absoluta;
– Licenciamento Ambiental e Desenvolvimento;
– Recursos Hídricos: um direito de todos;
– Desastres Naturais e Combate as Causas da Pobreza.

Apresentação de projetos – Com o objetivo de tornar este Encontro um grande banco de idéias, concretas, inovadoras e viáveis, a Coordenação Geral do Encontro está convidando universidades, prefeituras, empresas e organismos nacionais e internacionais, a apresentarem neste evento seus projetos, com experiências bem sucedidas. O que se pretende é que tais experiências possam contribuir para as soluções dos grandes problemas sócio-ambientais que dificultam o desenvolvimento econômico, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Será publicada uma coletânea dessas experiências, que constituem a contribuição do Encontro para a redução das desigualdades sócio-ambientais nos países das Américas.

“Queremos que este Encontro, além de contribuir nas discussões atuais sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, possa congregar esforços na busca de soluções para os diversos problemas socioambientais, em prol de uma melhor qualidade de vida, para as gerações presentes e futuras”.

O público alvo, convidado para o IX Encontro Verde das Américas 2009, compreende as lideranças ambientais, imprensa, autoridades de vários países, tecnólogos, representantes de empresas e autarquias, órgãos ambientais em diversos níveis, professores e alunos universitários, pesquisadores e representantes de instituições nacionais e internacionais, bem como diplomatas de vários continentes.

O Fórum é totalmente gratuito para o público participante, previamente credenciado. Participação Gratuita, mediante credenciamento via site www.greenmeeting.org/credenciamento.php

Carta Verde das Américas – Após a realização do Encontro, como é de costume, a Comissão Organizadora emitirá um documento, reiterando e reafirmando os princípios que nortearão este fórum, denominando-o como Carta Verde das Américas 2009, para que seja enviada às autoridades competentes do Brasil, das Américas e dos demais continentes, bem como a organismos e conferências internacionais, com reivindicações e recomendações, nas áreas sócio-ambientais e econômica.

Prêmio Verde das Américas 2009 – O Prêmio Verde das Américas 2009, a ser entregue na abertura solene do Encontro, será o resultado de observações e pesquisas de âmbito internacional, para homenagear personalidades e instituições que têm, ao longo dos anos, contribuído para o desenvolvimento e a preservação ambiental do planeta. Apenas uma personalidade ou instituição em cada categoria, receberá o Prêmio.

Eventos Paralelos – Diversos eventos paralelos serão organizados por ocasião do Encontro na cidade de Brasília, com o objetivo de fortalecer e difundir as propostas e diretrizes deste evento, na busca de alternativas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, tanto em nível sócio-ambiental quanto econômico. Tais eventos culturais ou ambientais visam aglomerar um maior número de pessoas e segmentos da sociedade durante o Fórum, para melhor divulgar os seus objetivos e resultados.

Informações – IX Encontro Verde das Américas – GREENMEETING – Greenmeeting Executive Forum – Organização Ecológica PALÍBER – Site: www.greenmeeting.org
Email: [email protected]
Tel: (61) 3033 3654 Fax: (61) 3967 3653 – Secretaria: SCS, Qd. 04, Bloco A, Ed. Anápolis, 304, Cep. 70304-910 Brasília, DF. Brazil
 

christian ullmann para portal design brasil – sustentabilidade
© Copyleft – É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluído

Tags: