Fernando Prado

Por Centro Brasil Design

Mais uma edição do iF Product Design Award e novamente a Lumini Soluções em Iluminação está entre os brasileiros premiados. Esta é a sexta vez que a empresa recebe o selo. Nesta entrevista, o designer e gerente de produtos, Fernando Prado, fala a respeito da criação da peça e da importância do reconhecimento no mercado internacional.

Prado iniciou sua carreira de designer em 2002, com projetos de produtos para a Lumini. De lá pra cá, foram muitas conquistas. Além de prêmios e exposição, nacionais e internacionais, em 2005, uma luminária desenhada por ele foi imortalizada em um selo dos Correios como representante da criatividade do design nacional. E, em 2008, Editora Blucher selecionou seu trabalho para integrar a primeira edição do livro 10 cases do Design Brasileiro.

DesignBrasil: Qual é o conceito da Lift?Fernando Prado: Além da interação com o usuário, que pode mover a cúpula de madeira por meio de uma haste de apoio e assim controlar os efeitos de luz, há também a incomum forma de estruturação: em vez das tradicionais grandes bases de fixação esta dispõe de um suporte discreto, cuja parede é o apoio principal.

DesignBrasil: De onde surgiu a inspiração para essa peça?Fernando Prado: Veio da necessidade de versatilidade, de maneira a deixar o produto o menos ocioso possível e explorar a maior quantidade de aplicações possíveis.

DesignBrasil: A luminária está sendo exportada? Se sim, para quais países?Fernando Prado: Para aproximadamente 30 países, principalmente da Europa.

DesignBrasil: No ano passado, você falou que os Leds eram uma forte tendência na área de iluminação. Isso já se concretizou?Fernando Prado: Vem evoluindo rapidamente, mais rápido do que era previsto. A evolução da eletrônica e tecnologia atualmente é muito rápida.  

DesignBrasil: As premiações já se tornaram uma marca da Lumini e do seu trabalho. Como isso influencia no desenvolvimento dos produtos?Fernando Prado: Na verdade, não influencia no desenvolvimento ou desenho de novas peças, porque os prêmios são consequência do trabalho realizado. Os produtos são concebidos com o principal objetivo de melhorar a vida de quem os usa. E os prêmios são gratificantes decorrências disso.

DesignBrasil: Qual o peso de um prêmio como o iF Product para um produto? O consumidor já reconhece um selo como esse?Fernando Prado: O brasileiro ainda está começando a entender e absorver a cultura do design, que já é muito difundida e praticada em toda Europa. Por isso, acho que lá se dá mais valor a um prêmio como o iF que por aqui. Um dos fatores que ainda impede a popularização dessa cultura no Brasil é o fato de hoje ser consumida basicamente por classes sociais mais altas. Mas ainda tenho a esperança de que isso mude um dia.

DesignBrasil: E como o Brasil pode consolidar sua posição no exterior na área do design?Fernando Prado: Acho que estamos evoluindo e mostrando qualidade aos poucos, já que não temos grandes investimentos em desenvolvimento de produtos no Brasil como na Europa. Mas, com muita criatividade, acabamos conseguindo concorrer de igual para igual com o resto do mundo, apesar dos baixos investimentos.

Redação de Juliane Ferreira – Interact Comunicação, com edição de Juliane Bazzo